Papai Noel atrasou na entrega dos presentes! Entenda como um mapeamento de processos teria evitado

Todo final de ano, na época de Natal, é enfim o momento final dos preparativos da fábrica de brinquedos do Papai Noel para a distribuição dos presentes das crianças.

Já pensou se o Papai Noel atrasa na entrega dos presentes? O Natal de muitas crianças não seria o mesmo, pois o objetivo é celebrar esse momento mais esperado do ano, presenteando os familiares. 

Assim, é necessário que o Papai Noel se organize e execute um planejamento para evitar que hajam atrasos ou que alguma criança fique sem presente. 

Para ajudar o Papai Noel nessa importante tarefa, a JRS Consultoria oferece um Mapeamento de Processos, com o objetivo de facilitar a visão do Papai Noel diante dos processos de sua fábrica e organizar, de forma assertiva, toda a logística envolvida. 

E agora, fugindo desse exemplo lendário, o mesmo ocorre nas empresas, quando metas e objetivos são estabelecidos, porém não são alcançados devido falhas e erros durante os processos. Entretanto, o mapeamento de processos existe para minimizar esses problemas.

Sabendo da importância de alcançar os objetivos da empresa por meio das atividades, o mapeamento de processos tem o papel de alinhar o fluxo dessas atividades no dia a dia. Essa ferramenta permite uma visão macro dos processos, para visualizar as etapas na prática e identificar erros, propondo ajustes.

Mas, o que é o Mapeamento de Processos?

O mapeamento de processos é uma ferramenta de gerenciamento e planejamento que busca definir as etapas e as atividades de cada processo,  para a conclusão de uma tarefa.

Assim, é possível organizar e determinar quais os responsáveis por cada etapa e quais recursos serão utilizados, além de definir  a sequência dos processos.

  • PARA QUE SERVE O MAPEAMENTO DE PROCESSOS 

Tendo em vista que uma empresa possui vários setores, cada um com responsabilidades diferentes, sabe-se que é necessário o planejamento e organização.

Por esse motivo, mapear processos permite observar erros, repetições e atrasos, assim como suas origens, para implementar melhorias de forma eficaz.

  • Sim, mas existe relação entre Gestão e Mapeamento  de Processos?

O mapeamento de processos proporciona melhorias na gestão dos processos, por possibilitar  a redução do tempo das tarefas e facilitar o entendimento do fluxo destas tarefas. Assim, ambos devem estar diretamente ligados para obter os resultados esperados.

  • Alguns dos benefícios são citados abaixo:
  1. Identificar os gargalos

Sendo os gargalos os fatores que estão prejudicando e interferindo no fluxo dos processos, o mapeamento ajuda a identificar os gargalos de cada etapa, para elaborar um plano de ação para solucioná-lo.

  1. Controle e processo produtivo 

Com a definição e descrição das etapas do processo produtivo, é possível reduzir custos e diminuir a complexidade das ações, além de garantir um melhor controle das atividades.

  1. Melhoria na qualidade 

É esperado pelo cliente que o produto e/ou serviço adquirido possua a qualidade desejada e atenda suas expectativas. Dessa forma, é essencial aumentar a qualidade e eficiência das atividades para entregar melhor resultado.

Para otimizar as operações, o gestor deve ter controle sobre os principais processos internos e, assim, obter uma visão completa das etapas, recursos, fluxos de tarefas e responsáveis. 

Portanto, é importante enfatizar a precisão na identificação de problemas e correção de falhas, o que leva à oportunidade de realizar melhorias. E assim, proporcionar mudanças positivas nos métodos de trabalho. 

Através do conteúdo acima, esperamos ter compreendido um pouco sobre o mapeamento de processos e quais benefícios ele oferece.

Caso tenha alguma dúvida em relação a esse tema, a JRS Consultoria pode te ajudar. Fale conosco!

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