Analise de investimento: Aprenda a dar passos seguros

Para se dar um passo é muito importante que se observe onde pisar, afinal, um passo em falso poderá acarretar em graves consequências. Podemos usar essa analogia quando formos realizar algo investimento, com o nosso tão suado dinheiro, pra isso é importante analisarmos bem todas as oportunidades disponíveis.

Nesse post estaremos apresentando 4 ferramentas bem simples e acessíveis que vão permitir que você possa dar o próximo passo com mais segurança e confiança!

 

  1. Payback Simples.

A primeira ferramenta que vamos apresentar é a ferramenta Payback, essa ferramenta pode ser usada tanto em sua forma simples quanto em sua forma descontada.

O cálculo do payback serve para descobrir o tempo que aquele investimento levará para se pagar,  um exemplo prático é:

     

Na tabela temos um investimento inicial de 30 mil reais, a ideia do payback é que vamos subtraindo do fluxo de caixa até o saldo chegar a 0. Nesse exemplo o investidor conseguiu recuperar seu dinheiro entre o 3º e o 4º ano.

Embora tenha se como vantagem a simplicidade, também se tem. O payback simples tem como limitação não considerar a perca do valor do dinheiro através do tempo.

 

  1. Payback descontado.

O cálculo do payback descontado embora também muito simples, apresenta um nível de sofisticação maior, para entendê- lo é necessário apresentar outro conceito, que podemos chamar de TMA ou taxa minima de atratividade. A TMA vai ser estimada levando em consideração a inflação, taxa de juros entre outros fatores, uma das principais taxas usadas para se basear é a própria taxa Selic.

Para construirmos o Payback descontado utilizamos a formula:

A tabela mostra que a uma TMA de 6% a.a, o investidor demoraria mais de 4 anos para conseguir seu dinheiro.

 

  1. VPL (Valor presente líquido)

Valor presente líquido, é muito parecido com o payback descontado, mas com funções diferentes. Como falado acima  o payback serve pra saber quanto tempo o dinheiro que se investiu é recuperado, já o VPL vai calcular a lucratividade estimada ao valor presente.

Para calcular o VPL, podemos aproveitar a mesma tabela do Payback descontado é apenas fazer a soma dos valores atualizados:

  1. TIR ( TAXA INTERNA DE RETORNO)

TIR: a taxa interna de retorno é a taxa de atratividade que vai fazer o VPL se iguale a 0. Não existe uma fórmula matemática para TIR, mas ela pode ser calculada através do excel usando o comando: “ =tir” e selecionando os valores nominais do fluxo de caixa.

 

Isso é muito importante pra saber se o investimento é viável, pois se

TMA= TIR : o investimento se paga.

TMA > TIR: O investimento não se mostra viável.

TMA < TIR: O Investimento se mostra viável

No caso da tabela, TMA> TIR, o que significa que o investimento não é viável.

Então, você agora está mais confiante para dar o próximo passo? Ainda ficou alguma dúvida então entre em contato com a gente, agenda uma conversa que nós podemos te ajudar a dar esse passo e solucionar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *