Por Que Contratar um Estudo de Viabilidade Econômica Para Minha Ideia de Negócio?

Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) é uma Projeção Financeira que tem o objetivo de analisar a viabilidade de um empreendimento e minimizar seus riscos.

Ele gera informações suficientes para saber se sua ideia será lucrativa, trazendo o retorno financeiro no tempo esperado.

Este tipo de Estudo é indicado para:

  • Empreendedores que visam abrir uma nova empresa;
  • Desenvolvimento de projetos (expansão de mercado, por exemplo);
  • Angariar investidores para sua empresa já existente.

Ele cria uma projeção mais assertiva, respondendo a perguntas como: Quando o negócio começará a dar lucro? Em quanto tempo ele se pagará? Quanto de lucro que vou ter ao final do período? Qual é a taxa de retorno (TIR ou IRR) desse investimento?

A JRS Consultoria constrói um Estudo de Viabilidade Econômica focado no cliente, pautado em Quatro Passos:

1. Projeção de Gastos

Primeiramente levanta-se todos os possíveis gastos envolvidos no funcionamento da empresa, fixos e variáveis.

Esses gastos podem ser classificados como CapEx ou OpEx:

CapEx: Capital Expenditure, ou custos com capital. Em resumo são os investimentos iniciais, instalações, máquinas e equipamentos, por exemplo.

OpEx: Operational Expenditure, ou custos operacionais. São os gastos recorrentes que seu negócio tem para manter o negócio funcionando.

2. Projeção de Receita

Paralelamente, faz-se uma Análise de Mercado, emergindo no segmento de atuação para traçar os atuais Concorrentes e suas estratégias de Mercado, os futuros Consumidores e seu perfil de consumo.

A partir disso, constrói-se uma Projeção de Receita para o negócio, utilizando estimativas de demanda obtidas em uma pesquisa de mercado ou definidas

Outra forma de realizar essa projeção é com o Ponto de Equilíbrio. Neste caso estipula-se o tempo desejado para o retorno e encontra-se o mínimo que a empresa precisa vender para alcançar este resultado.

3. Elaboração de Indicadores da Viabilidade Econômica

Feito o balanço de Receita e Custos, são elaborados três Indicadores sobre três cenários: Otimista, Realista e Pessimista.

Os valores do Fluxo de Caixa são adequados em cada Cenário para que os resultados de cada Indicador permita que o Empreendedor avalie de forma mais segura os resultados.

Estes Indicadores podem ser Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Alguns destes indicadores podem fazer parte do Planejamento Estratégico da sua Empresa.

A intenção é mensurar e tornar numérico os resultados obtidos com as análises, e seja possível tirar conclusões mais compatíveis com a realidade possíveis.

Estes indicadores são:

  • Valor Presente Líquido (VPL) – Diferença entre o valor investido e o valor resgatado ao final do investimento, trazida ao Valor Presente.
  • Taxa Interna de Retorno (TIR) – Taxa obtida pela projeção dos retornos de capital do Fluxo de Caixa, ou seja, é a Taxa de Retorno que zera o VPL, considerando o valor do dinheiro no tempo.
  • PayBack – Resultado dos dois indicadores anteriores que revela o Tempo de retorno líquido do valor investido inicialmente.
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA) – Analisa se o retorno do Investimento considerando se os capital tivesse sido investido em outra forma de Rendimento ou Investimento. É como um Custo de Oportunidade do negócio.

4. Orientações de Financiamento e Planos de Ação

A partir das decisões tomadas, são traçados Planos de Ação estratégicos, além de materiais de monitoramento e acompanhamento.

Caso necessário, entregamos um Estudo e Orientações de Financiamento em diversos bancos para auxiliar o empreendedor na melhor forma dele obter Capital.

O maior benefício de um Estudo de Viabilidade Econômica é ser capaz de visualizar o retorno e crescimento potencial do negócio. Com essas informações é possível decidir se vale a pena ou não abrir a empresa.

Nesse processo, o alinhamento com uma Pesquisa de Mercado também gera muitos insumos para as conclusões.

Conheça mais do trabalho de Consultoria em Gestão Empresarial e tome o primeiro passo para tirar sua ideia do papel. Leia o nosso texto:

Consultoria empresarial: entenda como funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *