3 Indicadores de produtividade que todo gestor deve acompanhar

Para que uma empresa alcance resultados incríveis, ela precisa ter uma operação bem estruturada e eficiente, porém a maioria dos gestores enfrenta dificuldades para fazer o acompanhamento do desempenho.

Há várias formas de estruturar indicadores de produtividade, portanto, é importante compreender quais tipos melhor se encaixam na realidade do seu negócio.

Por isso, neste post trouxemos os 3 indicadores de produtividade essenciais que você pode começar a acompanhar.

Quer saber quais são? Continua lendo.

O que são indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade, também conhecidos por Key Performance Indicators (KPIs) que em português significa indicadores-chave de desempenho, são ferramentas que ajudam na mensuração e comparação de dados de performance, seja ao nível geral ou específico da empresa.

Eles servem como um termômetro, e ajuda a verificar se a produtividade das áreas da empresa estão sendo de fato eficientes.

Mas como escolher os KPIs para sua empresa?

Não é preciso ter muitos KPIs para um acompanhamento assertivo.

Os indicadores, para que sejam eficientes, precisam fazer sentido para a realidade do negócio e estarem alinhados com seus objetivos e estratégia. 

A relação entre o que está sendo medido e o resultado a ser alcançado precisa está bem definido e claro para todos que trabalham na empresa.

Se a equipe não compreender a importância dos KPIs definidos, o processo de implementação será muito mais difícil.

Portanto, visualize o seu modelo de negócio e, identifique, quais indicadores são essenciais para cada área da sua empresa, de modo que você tenha uma visualização completa dos elementos que interferem na operação do negócio.

Quais os principais critérios para um bom indicador de produtividade?

Os indicadores de produtividade devem servir como um farol que facilmente apontará se a empresa está seguindo o melhor caminho ou não.

Porém, existem alguns critérios a serem atendidos no momento de definir os KPIs.

São eles:

Adequação à estratégia

Como mencionado anteriormente, não adianta estruturar indicadores que não se apliquem à gestão do seu negócio.

É fundamental que os KPIs estejam alinhados com o planejamento estratégico da empresa, e os objetivos definidos no mesmo.

Por exemplo: se o objetivo principal de uma empresa de calçados é vender mil pares por mês, o indicador de produtividade que fará mais sentido para a sua realidade será aquele que dá ênfase ao volume de pares vendidos dentro do período.

Portanto, não é interessante buscar indicadores prontos, ou baseados em outras realidades, e sim, aqueles que estejam de acordo com o que a organização quer naquele momento.

Possibilidade de projeção

Indicadores de qualidade são aqueles que permitem o gestor a fazer projeções, para que assim ele possa definir qual o ritmo sua equipe terá daquele momento em diante.

Essa é uma característica importante que responderá perguntas como:

  • Qual resultado eu terei, se continuar com a velocidade de produção atual?
  • Qual ritmo eu devo adotar para atingir os resultados esperados?

Essas são informações que fazem muita diferença no processo de tomada de decisão.

Adequação às áreas

Tão importante quanto relacionar os KPIs à estratégia, é relacioná-los com as diferentes áreas da empresa.

Atribuir indicadores para cada área, faz com que fique claro para a equipe qual a sua parcela de contribuição para o todo.

Por exemplo, a equipe de vendas possui indicadores de produtividade diferentes da equipe de produção, ou de T.I..

Por isso, eles precisam de métricas próprias, promovendo um maior envolvimento e engajamento de todas as áreas.

Quais os 3 principais indicadores de produtividade?

Bom, sabemos como escolher um indicador de qualidade. Agora vamos entender os 3 mais recomendados.

Existem diversos indicadores de produtividade, como falado, cada gestor pode utilizar os que mais se adéquam ao seu negócio.

São eles:

1. Indicadores de lucratividade

Esses são os indicadores de produtividade mais utilizados entre os KPIs, e além de utilizá-lo para apontar o aumento ou diminuição do lucro líquido da empresa de modo geral, ele pode ser aplicado de forma segmentada.

Essa análise segmentada auxiliará o gestor a identificar a origem da alteração dos resultados.

2. Indicadores de Capacidade

Os indicadores de capacidade, servem para medir o quanto que uma empresa pode produzir em um determinado período de tempo.

São importantes para definir metas, além de conhecer os limites de produção do negócio.

Por exemplo, se uma máquina pode produzir 200 itens por dia, essa será sua capacidade, e então o gestor terá um parâmetro de quantos itens podem ser produzidos por semana ou por mês, facilitando o planejamento da produção.

Caso a máquina produza menos itens do que deveria em um determinado dia, esse gargalo será facilmente identificado por já existir um monitoramento.

3. Indicadores de qualidade

Em um mercado tão competitivo, a qualidade torna-se um diferencial para qualquer empresa, assim, é fundamental ter indicadores que possam certificá-la.

Os indicadores de qualidade possibilitam que o gestor verifique o nível de qualificação dos seus itens, considerando o total produzido.

A forma como esse indicador será calculado depende diretamente de quais critérios de qualidade são adotados pela empresa.

Por exemplo: O critério de qualidade de uma fabricante de latas é quantas latas são produzidas sem nenhum amasso, logo, seu indicador de qualidade será a relação entre latas produzidas pela latas com amassos.

Assim, será possível identificar pontos de melhoria no processo de produção, e posteriormente, otimizá-los.

Quais as principais vantagens de utilizar indicadores de produtividade?

Ao colocar em prática a utilização de indicadores de produtividade, além de otimizar a operação da empresa, existem outros benefícios como:

  • Ter uma visão sistêmica do negócio, das partes gerais até as mais precisas;
  • Maior facilidade de identificar gargalos no processo e, assim, otimizá-los;
  • Processo de tomada de decisão baseado em dados;
  • Melhoria na qualidade da entrega final
  • Equipe mais engajada, e por dentro do andamento dos processos da empresa (transparência);

Toda empresa tem um grande número de dados dentro da sua operação, só é preciso transformá-los em informação para otimizar seu gerenciamento, alcançando, assim, resultados exponenciais!

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido o que são indicadores de produtividade e como eles podem impactar positivamente a rotina do seu negócio.

Não perca e comece a colocar em prática quanto antes.

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