Como ter resultados com a segmentação comportamental

Segmentação comportamental se trata da organização e divisão dos clientes de acordo com seus comportamentos individuais. Os pesquisadores de mercado, tendo como base as respostas referentes ao produto, são os responsáveis ​​por observar estes aspectos na hora da compra. Deste modo, se trata basicamente do conhecimento, o nível de lealdade, as interações com a marca, uso, etc.

Os principais objetivos da segmentação comportamental são:

  • Identifique estes aspectos comportamentais tendo como referência o comportamento individual dos clientes.
  • Determine a maneira como seu produto ou serviço atende às necessidades de cada um dos clientes.
  • Adaptar o produto ou serviço para atender às necessidades dos consumidores.
  • Crie campanhas de marketing personalizadas para um segmento específico e aumente a probabilidade de compra.
  • Permita que as organizações conheçam as marcas que os consumidores adquirem com mais frequência e se diferencie da concorrência.

Com este artigo, você conhecerá as principais ferramentas para uma pesquisa de mercado:  Pesquisa quantitativa e qualitativa, entenda suas principais diferenças e como elas podem te ajudar.

Tipos de segmentação comportamental

A segmentação comportamental é responsável por agrupar os consumidores da seguinte forma:

Segmentação comportamental por ocasião: refere-se a quando um produto é comprado para uma ocasião específica, pode ser algo cotidiano ou que nunca mais vai acontecer.

Orientada ao uso: é quando se toma por referência o número de vezes que o consumidor usa o produto. Pode ser um uso intenso, moderado ou menor.

Lealdade orientada: este tipo de segmentação comportamental é focado nas taxas de retenção de clientes. Quando a marca tem um alto nível de fidelidade, você não precisa se preocupar em adquirir novos clientes.

Orientada para os benefícios buscados: Existem certos benefícios que os consumidores procuram quando compram um produto. Estes possuem diferentes variedades e preços que vai atender de acordo com as necessidades. No entanto, existem clientes exigentes que desejam que o produto lhes proporcione o 100% de benefício.

Vantagens e desvantagens da segmentação comportamental:

Vantagens

Entre as principais vantagens da segmentação comportamental estão:

  • Permite que as organizações encontrem clientes com hábitos e comportamentos de compra em comum, facilitando o alcance da marca.
  • Possibilita que as organizações entendam as necessidades dos consumidores.
  • As organizações podem criar programas de lealdade com os clientes mais.

Saiba como em: Experiência ou atendimento ao cliente

Desvantagens

A segmentação comportamental tem algumas desvantagens, como:

  • O comportamento dos consumidores muda constantemente e nem sempre pode ser previsto corretamente.
  • Apenas oferece um quadro de referência baseado na personalidade e comportamento dos clientes.
  • Por usar dados qualitativos, esta estratégia vai depender de suposições para fazer previsões, orçamentos, despesas, etc.

Importância da segmentação comportamental

A segmentação comportamental é realizada com o objetivo de juntar os clientes que apresentam os mesmos comportamentos. Portanto, direciona todas as estratégias de marketing para um único grupo.

Sendo assim, com a utilização deste método, as empresas são capazes de promover e comercializar seus produtos de forma eficaz, atingindo as necessidades dos clientes.

O principal objetivo da segmentação comportamental é entender as necessidades e os desejos dos clientes, oferecendo um serviço único baseado em seus comportamentos ao comprar um produto ou serviço. Além disso, permite que as empresas comercializem produtos personalizados especificamente para consumidores em potencial.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes.

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