A importância do marketing digital e suas estratégias (Método 8Ps)

Garantir uma boa definição e estruturação das estratégias do marketing digital é de suma importância para a propagação e visualização da marca da empresa. No entanto, a entidade necessita de bons mecanismos para o entendimento do seu produto, das necessidades do seu público-alvo e do cenário em que se encontra perante o mercado.

O método 8ps direciona formas e passos para o bom andamento e resultado das estratégias do marketing, sendo percebida como um complemento do 4ps do marketing tradicional, esse modelo foca mais nas mídias digitais, buscado acompanhar as novas formas de comunicação com o cliente.

Diante disso, são direcionados 8 passos, dispostos a baixo, que orientam a construção de métodos para o melhor resultados das estrategias de marketing, visando a efetiva conclusão das perspectivas criadas pela empresa.

1º P – Pesquisa

A pesquisa é a primeira etapa para o início do desenvolvimento e consolidação dos mecanismos para as mídias digitais, implicando no estudo do seu público-alvo, buscando entender quais os hábitos e demandas dos seus consumidores. Por meio desse método a empresa coleta aspectos e características do seu público que norteará todas as estratégias nas mídias digitais, além de poder influenciar diretamente na definição do produto ofertado, preço, logística, meios de comunicação, formas de promoção, entre outros.

Dentre alguns modos para a realização desse estudo está principalmente pesquisas na internet, buscando levantar principalmente os hábitos de navegação do seu consumidor e também a pesquisa de mercado, através do contato direto com o seu público. É nesse momento que a empresa descobre o que está dando certo no mercado ou o que pode trazer de diferencial para sua marca.

2° P – Planejamento

O segundo P, de planejamento, constitui-se na construção das estratégias digitais, com base nos dados adquiridos e na persona, se baseado no entendimento do perfil do seu público serão montados todas os métodos e cronogramas a partir de dados e análise do perfil do consumidor, visando a organização de meios para atingir os objetivos e/ou necessidades da empresa e do consumidor.

3° P – Produção

A produção está relacionada à preparação para toda a execução dos procedimentos definidos no planejamento, em que serão preparados todos os meios que possibilitarão a disseminação e resultado das estratégias definidas, como: estruturação das táticas de comunicação, indicadores, tecnologias, preparação dos responsáveis pela execução, entre outros.

4° P – Publicação

A publicação relaciona-se com a inicialização das ações definidas nas etapas anteriores, levando em conta as necessidade e preferências do público da empresa; como o uso de ganchos e gatilhos mentais nas publicações de anúncios, campanhas, criação de conteúdos, que possibilitam a geração de leads. Outro fator importante basear-se na estruturação e segmentação para definição dos conteúdos, os alinhado com a ideia do funil de vendas e ranqueamento nos buscadores, de acordo com o intuito que cada conteúdo pretendendo gerar no público-alvo.

5° P – Promoção

Posteriormente ocorre a promoção, ou seja, procurar meios para disseminação do conteúdo promovido pela empresa, visando meios para disseminar e promover conteúdos virais nos meio digitais, através de ferramentas de abordagem direta com seu público-alvo, como: Google Adwords, Facebook Ads, outro ponto é a utilização das mídias sociais, de acordo com as características do público da empresa, como: instagram, facebook, twitter, pinterest, whastapp, entre outros.

6° P – Propagação

Nessa etapa a empresa direciona seu consumidor a propagar a sua marca, por meio de compartilhamentos dos conteúdos produzidos, além disso, nesse estágio também ocorre o estabelecimento de uma padronização e humanização do atendimento ao cliente, buscando medir a satisfação do usuário e torná-los propagadores da imagem positiva da empresa.

7° P – Personalização

Nesse momento ocorre a adoção de medida para a aproximação com o usuário, por meio da personalização da comunicação de acordo com as características da sua persona, visando a aproximação do cliente com a marca, além de possibilitar maior engajamento e compartilhamento nos meios digitais.

8° P – Precisão

Esse último P, visa mensurar os procedimentos adotados na empresa até então, nesse tópico serão mediada, através de indicadores direcionados para cada medida adotada, buscando entender quais os resultados, quais estratégias adotadas tiveram êxito ou fracasso, para então obter novas formas de melhorar.

Consolidar as estratégias de marketing proporciona toda a entrega de valor, potencial competitivo e  valorização de marca no mercado, atingindo resultados almejados da organização e gerando maior interação e relacionamento com a empresa. Ficou interessado em entender o que seu cliente procura e qual a melhor forma de proporcionar a jornada de venda? Quer implementar um plano de comunicação na sua empresa e entender mais um pouco sobre posicionamento da sua marca? Entre em contato conosco e será um prazer tirar todas as suas dúvidas.

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