5 dicas de gestão financeira para o seu negócio

Confere só as dicas que preparamos para você que está tendo dificuldades para colocar ordem no setor financeiro do seu negócio.

Gerir bem seu negócio é, sem dúvidas, a coisa mais importante que você deve ter em mente. E quando o assunto é gestão financeira o “buraco é mais embaixo”, afinal, o mercado não costuma oferecer tanta folga para erros dessa natureza. Porém, não há motivos para alarde! Confere só as dicas que preparamos para você que está tendo dificuldades para colocar ordem no setor financeiro do seu negócio.

1. Separe as finanças da empresa das suas contas pessoais

Um erro básico, mas que ainda é muito comum nas pequenas empresa, é confundir as finanças pessoais com as do negócio. É uma falha achar que, por ser dono da empresa, o empreendedor pode misturar as contas. Por mais que exista a necessidade, é preciso ser muito rigoroso com os processos e separar os recursos financeiros da empresa das obrigações financeiras da sua vida pessoal.

A partir do momento que você mistura as duas contas, a lucratividade do negócio fica cada vez mais distante e se torna difícil reinvestir na própria empresa. Em negócios familiares e que possuem mais de um sócio o cuidado deve ser redobrado. Além disso, esse tipo de separação irá lhe poupar desgastes e proteger seu negócio em caso de auditoria fiscal. Se possível, tenha um cartão de crédito comercial onde consiga gerenciar contas e impostos de forma mais eficiente para sua empresa.

2. Tenha registro de todas as movimentações financeiras

Sempre mantenha um registro preciso dos acontecimentos financeiros da sua empresa, custos, despesas e receitas. A melhor maneira para manter as despesas sob controle é acompanhar a entrada e saída de dinheiro, e isso é possível por meio do fluxo de caixa, ferramenta essencial para qualquer negócio. Com ela você consegue ter uma visão ampla da situação financeira da sua empresa, além de facilitar no processo de tomada de decisão.

Esse tipo de registro ajuda você a manter seus compromissos em dia. Assim, controle tanto contas a pagar como contas a receber por meio de seus comprovantes de compra e venda.

3. Busque por boas condições de pagamento

Um bom relacionamento hoje em dia é algo primordial, no campo dos negócios isso se torna ainda mais importante. Mais do que ter uma boa gestão das empresas, fornecedores e clientes que fazem negócios com você, é essencial conquistar boas condições de pagamento. Com um bom relacionamento você consegue ajustar prazos, negociar valores mais altos e parcelamentos, evitando com que sua empresa descapitalize um montante financeiro significativo de uma única vez ou que tenha que pagar juros excessivos.

Analise todas as transações que envolve seu setor financeiro, avalie quais as melhores opções e procurem sempre se relacionar com quem possa atender às suas necessidades sem causar prejuízo para suas finanças.

4. Adquira um software de gestão financeira

A tecnologia veio pra ficar e a cada dia ela se desenvolve ainda mais. No mundo dos negócios ela está tornando as atividades gerenciais muito mais rápidas, práticas e eficazes. Hoje em dia existem softwares de gerenciamento financeiro personalizados para as necessidades de cada empresa. Com esse tipo de ferramenta você consegue acompanhar em tempo real as contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais e gerar relatórios para tomada de decisão, analisar a lucratividade do seu negócio e acompanhar o saldo em caixa.

São inúmeras as possibilidades oferecidas por esse tipo de software, cabendo ao empreendedor somente alimentar a ferramenta e assim fazer bom uso dela. Os preços variam conforme cada necessidade, mas a variedade de empresas que oferecem o produto não deixa ninguém desamparado.

5. Busque ajuda profissional

Diversos empreendedores, desde os que acabaram de iniciar o seu negócio até os mais experientes, acreditam que não precisam de ajuda profissional quando o assunto é suas finanças, muito ainda pelo receio de compartilhar informações tão delicadas e particulares. No entanto, ter esse tipo de pensamento pode ser um erro para o seu negócio, já que o profissional de uma empresa responsável pode ser a ajuda que você tanto precisa.

Com as dicas que trouxemos aqui você irá garantir que sua empresa tenha um futuro muito mais promissor do que imaginava.

Ficou interessado no assunto e quer entender mais um pouco sobre como organizar as finanças do seu negócio? Entre em contato conosco e será um prazer tirar todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *