5 problemas gerados por falta de estrutura financeira do negócio!

Você gostaria de tornar seu negócio financeiramente estruturado, capaz de te dar uma visão ampla da saúde financeira, auxiliando na tomada de decisão?

estrutura financeira
Você gostaria de ter um negócio com uma boa estrutura financeira, capaz de te dar uma visão ampla da saúde financeira, auxiliando na tomada de decisão?
Nós temos certeza que sim…
Todos já estão cansados de saber que é importante estruturar financeiramente o seu negócio. Porém, todos também sabem que na prática a teoria é outra! Pela correria do dia a dia e a grande quantidade de desafios que a gestão de um negócio envolve, aspectos relacionados a área financeira muitas vezes são deixados de lado, o que pode acarretar diversos problemas.
 
A gestão financeira é maior causa de falência das empresas no Brasil, por esse motivo é importante que você preste bem atenção nesses 5 problemas gerados por não saber estruturar financeiramente o seu negócio:

1. Formular o preço de forma equivocada:

Esse erro tem impacto direto com o sucesso ou fracasso do negócio! Preço é fator decisivo na hora de atrair a clientela e quando se formula preço sem ter estruturado os custos corretamente e sem analisar o mercado pode ter certeza que você pode estar perdendo dinheiro.

É preciso ter noção de todos os custos envolvidos, principalmente os custos variáveis, nas etapas de produção do serviço ou produto, para assim acrescentar a margem de lucro alinhado com os interesses da empresa e competitivo com o mercado. Desse modo, podendo atrair mais clientes satisfeitos e agregar um diferencial perante a concorrência.

É necessária a percepção que formação de preço não envolve somente estruturação de custos mas também estratégias de marketing!

Nosso último texto do blog fala justamente disso! Formação de preço: entenda como fazer!

2. Misturar as finanças pessoais com as do negócio:

Muitos empresários cometem o erro de misturar suas finanças com as da empresa, como se fossem únicas, e usar o dinheiro em caixa para pagar contas pessoais. Essa atitude é um erro mortal para o negócio! Uma das melhores formas de não cometer esse erro é ter contas diferentes para cada coisa e investir o dinheiro da empresa no seu crescimento.

O maior perigo de se misturar as finanças pessoais com as da empresa é não saber o resultado exato que o negócio gera. Isso significa que a empresa fornece poucas informações estratégicas para que se tome boas e rápidas decisões.

Primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro para saber qual o lucro real do seu negócio por mês e quanto você gasta com despesas pessoais.

3. Não dar atenção para o capital de giro:

Primeiramente, o capital de giro consiste no valor que a empresa tem para custear e manter suas despesas operacionais do dia dia. Não basta apenas ter o investimento inicial para começar um negócio: para manter a empresa funcionando, é essencial ter uma quantia reservada para pagar as despesas iniciais, usar em caso de imprevistos e investir em seu crescimento.

Controlando esse recurso, sabendo exatamente o quanto de capital de giro a empresa possui, ela poderá conhecer o melhor momento para comprar e os prazos que poderá assumir, pagar as contas de curto prazo e manter o caixa positivo e suprir as necessidades de realização das atividades operacionais.

4. Incapacidade de se planejar a longo prazo:

A saúde financeira garante a sustentabilidade do seu negócio. E quando não se tem um visão panorâmica da situação financeira faz com que não seja possível fazer projeções e planejar ações a longo prazo. Então o gestor acaba administrando a empresa pelo caixa. Se tem ou não dinheiro no banco. E não por DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), análise de estoque, planejamento orçamentário e planejamento estratégico, por exemplo, faltam ferramentas de análise.

Estruturando financeiramente o negócio a empresa é capaz de adquirir uma postura preventiva e não reativa, o que é muito positivo em um ambiente de instabilidade econômica.

Algo que pode te ajudar muito quando o assunto é Gestão Financeira, é baixar gratuitamente o nosso Ebook aqui embaixo, só clicar na imagem:

ebook gestão financeira

5. Endividamento:

O terror dos empresários! Quando não se tem uma estrutura financeira as chances de ficar no vermelho aumentam muito. Todos os problemas citados acima podem resultar em endividamento, o que é nada positivo para o negócio. Pelo simples fato de não saber para onde estão sendo alocados os recursos da empresa, pode ocasionar em não ter dinheiro disponível para cumprir com obrigações. Em muitos casos, numa administração ineficiente do capital de giro e um inadequado planejamento financeiro, empreendedores acabam recorrendo a bancos e contraindo empréstimos e financiamentos para cobrir as dívidas do negócio.

Para isso, é de extrema importância que se priorize o fluxo de caixa que é o instrumento de controle adotada em empresas para acompanhar a sua movimentação financeira em determinado período de tempo, no qual entradas e saídas de capital são registradas para verificação e análise. Ao realizar o fluxo de caixa, ele adquire uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. Isso significa, por exemplo, que aquela semana que parecia ótima para o faturamento, na realidade gerou receitas próximas das despesas.

Uma boa gestão dos recursos financeiros engloba procedimentos como: planejamento, organização, monitoramento, análise e controle. O que nem sempre é tarefa fácil, nós da JRS Consultoria trabalhamos exatamente com isso, promovendo soluções com o objetivo de alavancar seus resultados.

Se surgiu alguma dúvida fala com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *