Usando aplicativos para gestão do negócio

Como otimizar a gestão da empresa com softwares de baixo custo.

Não há duvida que a tecnologia é uma grande aliada do empreendedor quando o assunto é gestão do negócio, hoje, atividades que antes podiam levar horas para ser executadas podem ser feitas em apenas um click poupando tempo e custos, como mão de obra. Seja na gestão de recursos financeiros, Pessoas, processos ou qualquer outra área da empresa, nos dias de hoje os softwares são uma ferramenta importante para controle e execução de atividades dentro da organização. Em empreendimentos em estágios iniciais  ou de pequeno porte, o investimento para a contratação de um software encorpado nem sempre é viável. Nesse caso, encontramos na internet uma serie de aplicativos mais básicos, mas que são muito uteis e podem otimizar a gestão de qualquer negócio.

Aplicativos de Gestão Financeira

O livro de movimento de caixa ainda é muito usado e é insubstituível por muitos gestores, principalmente os mais antigos, que procuram zelar pelo controle financeiro da empresa . Porém, além de ser um trabalho manual cansativo ao final do dia, torna-se mais complicada a emissão de relatórios, além de que, por ser algo físico, é mais fácil de se perder informações relevantes. Por isso, hoje existem aplicativos na internet que tornam muito mais fáceis e rápidas a execuções de atividades como a gestão de caixa, emissão de boletos, emissão de nota fiscal eletrônica de serviços, entre outras funcionalidades, além da segurança de que seus dados dificilmente serão perdidos uma vez que estarão salvos no aplicativo. E o mais interessante é que a maioria dos aplicativos financeiros oferecem planos diferentes para cada necessidade, assim o usuário não paga por funções que acaba nunca utilizando, como em muitos softwares mais robustos. Dois aplicativos bem conhecidos são o ZeroPaper e o Conta Azul.

Aplicativos de Gestão de Projetos

Gerir os projetos ou atividades de uma empresa não é fácil. Principalmente sem a ajuda de um software de gestão de projetos. Mas infelizmente, esse tipo de software requer investimentos muitas vezes inviável para o empreendedor. Mas na internet encontramos aplicativos, até gratuitos, que ajudam muito na hora de gerir a equipe. E isto não só na execução de projetos, mas nas atividades diárias da empresa. Eles permitem a criação de usuários para os colaboradores e lá serão postadas suas atividades dentro do projeto ou de sua rotina, onde o gestor pode verificar como anda a execução, e assim analisar a eficiência da sua equipe. Como exemplo, dois aplicativos bastante utilizados são o Trello e o Asana.

Aplicativos de Logística

Outro tipo de aplicativo que pode tornar as atividade da empresa muito mais eficiente são os aplicativos de gestão de logística. Principalmente para empresas que trabalham com distribuição, entregas ou coletas a domicílios, esses aplicativos são de grande importância para garantir qualidade e eficiência na suas rotas. Alguns deles até formam indicadores para análise de eficiência da estratégia de logística adotada. O Umov é um desses aplicativos que podem na hora de definir a logística da empresa

Aplicativos de Marketing

Os aplicativos para gestão de mídias sociais são muito importantes para qualquer empreendedor, principalmente aqueles que trabalham em mais de uma rede social. Esses aplicativos ajudam o gestor dando uma visão integrada das redes sociais analisando o desempenho de audiência e menções da empresa nas redes. Existem também aplicativos para a gestão de e-mail marketing e newsletter, onde se pode cadastrar mailing lists e automatizar envios de e-mails em massa. Além disso verificar a efetividade dos seus e-mails, analisando quantos foram recebidos, lidos, clicados, etc. Dois aplicativos bem conhecidos são o MailChimp e HootSuite.

Os aplicativos hoje são indispensáveis principalmente na gestão de micro e pequenos negócios. Seja para melhor organização da empresa, ou otimização de atividades já executadas, eles são braço direito do gestor para manter um negócio sustentável e em constante crescimento. Porém, apesar de serem mais em conta, softwares mais completos são mais eficientes quando se precisa de um gestão mais integrada das áreas da empresa com cruzamento de informações mas robustas. Por isso, cabe ao gestor analisar até que ponto é válida a economia na contratação de um aplicativo mais básico. Além de que na hora de se tornar usuário de qualquer uma das opções, é importante a análise de todas disponíveis no mercado para escolher a mais interessante para a organização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *