Controle financeiro: veja como as ferramentas impactam no seu negócio!

Nenhum empresário gosta perder dinheiro, confere? Entenda como as ferramentas para controle financeiro impactam no seu negócio. Confira!

Entenda como as ferramentas para controle financeiro impactam no seu negócio.

Você têm dificuldade de realizar o controle financeiro do seu negócio?

Se sim, esse texto é para você.

Ao longo desse texto você vai encontrar:

  • A importância de possuir ferramentas de controle financeiro;
  • Algumas ferramentas de controle financeiro indispensáveis para o seu negócio;
  • As melhores ferramentas online para controlar financeiramente sua empresa;

Nenhum empresário gosta perder dinheiro, confere? E é isso que acontece quando não se controla financeiramente uma empresa. No mundo empresarial, o bom andamento do setor financeiro é um forte termômetro para mostrar como vai a saúde do negócio.

É pensando nisso que preparamos esse texto, o assunto é um tanto quanto delicado, admitimos. Caso depois de ler todo o texto ainda sobre algumas dúvidas deixe nos comentários que responderemos o mais rápido o possível.

A importância de possuir ferramentas de controle financeiro

Importante, não, é imprescindível!

Só exercendo este controle você poderá utilizar, da melhor forma possível, os recursos disponíveis na empresa de modo que não fiquem ociosos. Com os relatórios resultantes deste controle, você conseguirá identificar, antecipadamente, a melhor aplicação, o tempo e a segurança destes recursos.

As finanças controladas e em dia revelam que se os processos e projetos conduzidos pela empresa estão trazendo o retorno esperado para seus proprietários.

Essa noção só é possível com o auxilio de algumas ferramentas de controle financeiro. De acordo com nossas pesquisas um dos maiores desafios dos empreendedores atuais é a gestão financeira, que exerce um papel essencial no ecossistema de uma empresa.

Uma boa gestão dos recursos financeiros engloba procedimentos como: planejamento, organização, monitoramento, análise e controle. Listamos alguns motivos pelos quais você deve investir em ferramentas para controle financeiro do seu negócio:

  • Organiza de forma visual os dados financeiros da empresa;
  • Facilita a análise para tomada de decisão;
  • Faz com que o gestor atue de forma preventiva e não reativa, diminuindo as chances de ficar no vermelho;
  • Auxilia no controle de custos;
  • Mensura o retorno do investimento.

Dentre os vários benefícios de implementar ferramentas de controle financeiro, comentamos apenas algumas. Fique ligado que logo abaixo citaremos as melhores ferramentas de controle financeiro para garantir a saúde do seu negócio.

Algumas ferramentas de controle financeiro indispensáveis para o seu negócio

Existem diversas ferramentas que podem ser implementas de acordo com o estágio e nível de maturidade da empresa.

Nesse contexto, iremos apresentar algumas delas que servem de base para iniciar a estruturação financeira do seu negócio. O primeiro passo é  iniciar com as ferramentas que sejam mais simples e eficientes para posteriormente aperfeiçoar-las. Lembre: Menos é Mais.

Fluxo de Caixa

É a ferramenta que te dará uma melhor visão a respeito da saúde financeira, de forma simplificada podemos dizer que ele demonstra todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período.

Analisando e interpretando um fluxo de caixa, permite com que você possa definir a estratégia e implementar decisões necessárias para o bem-estar financeiro do seu negócio.

O fluxo de caixa é composto pelo:

Saldo inicial: quantidade de dinheiro disponível que a empresa tem no início do período;

As entradas (+): são totais recebidos em caixa ou bancos de clientes pela venda das mercadorias ou prestação de serviço, podendo ser à vista ou a prazo;

Saídas (-): são tudo aquilo que se usa para pagar, por exemplo, as contas de energia elétrica, salários, aluguéis, etc;

Saldo operacional: a diferença do que foi pago e o que foi recebido;

Saldo final: saldo final + saldo operacional.

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, é uma das obrigações mais importantes de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho.

A DRE é um tipo de demonstração financeira que tem como foco principal compilar as informações financeiras da empresa a fim de formar o resultado líquido do exercício ou seja o lucro ou prejuízo resultante da operação.

A formação desse resultado se dá através da definição de todas as receitas da empresa, seus custos e despesas conforme o princípio contábil do Regime de Competência de contas.

Perguntas comuns dos empreendedores como, depois de ter operado este ano inteiro quanto a empresa ganhou ou quanto a empresa gastou com determinada despesa, podem ser respondidas com a análise desta demonstração.

Para compreender melhor segue uma DRE em formato resumido:

_______________________________
Receita de Vendas
( – ) Custos
( = ) Lucro Bruto
( – ) Despesas Operacionais
( = ) Lucro Operacional
( +-) Resultado não Operacional
( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda
( – ) Impostos
( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido 

Planejamento financeiro ou orçamento

Não há como realizar um bom planejamento estratégico sem alinhar as metas e os objetivos ao orçamento empresarial, que é uma importante ferramenta, não só de planejamento, mas eficiente também para controle das operações da empresa no decorrer do período planejado.

O orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números e que com ele é possível estabelecer metas da forma mais precisa possível.

As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos, sendo que a área em que se deve dar atenção especial é a de finanças, pois os recursos são escassos e os riscos são grandes.

O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro e organizar melhor o controle financeiro é desdobrar os objetivos a longo prazo para direcionar na elaboração dos objetivos em curto prazo. Ambos são de suma importância para a organização. Depois disso deve-se elaborar corretamente o orçamento como uma das etapas.

Ele consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos, fatos ocorridos no passado, que permitam o mínimo de previsibilidade.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, dando, assim uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

Em resumo, o orçamento empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a sua empresa terá em um período futuro.

As melhores ferramentas online para controlar financeiramente sua empresa

Esse tópico merece uma atenção especial, o mercado tecnológico oferece um grande leque de ferramentas on-line para o controle financeiro da empresa.

Já existem muitos aplicativos eficazes para esse fim, sendo alguns gratuitos, inclusive, e com armazenamento de informações na nuvem – o que favorece a análise de informações em qualquer local que o empreendedor esteja.

Além disso, esses sistemas também facilitam processos como o de emissão de boletos e notas ficais, pagamento e recebimento de contas, gestão de estoque, entre outros. Veja alguns exemplos:

Conta azul

Trata-se de um programa de controle financeiro empresarial totalmente online, que te ajuda a organizar não apenas suas informações financeiras, mas também o controle de estoque e a integração bancária.

A segurança é um dos destaques do programa, já que seus dados são protegidos por criptografia SSL (segurança utilizada pelos bancos). Isso proporciona maior tranquilidade na confidencialidade das suas informações.

Com o ContaAzul você controla seu financeiro, suas vendas, seu estoque e emite nota fiscal eletrônica sem complicação.

Vale a pena conferir!

Organizze

Com Organizze é possível categorizar todos os lançamentos com gráficos simples, você consegue saber de onde vem e para onde vai o seu dinheiro.

Conta com recursos bastante interessantes como: controle de contas a pagar e receber, categorização de lançamentos, alertas, metas, relatórios, conciliação bancária, controle de contas, agenda e conversor de moedas.

Quickbooks ZeroPaper

Com uma interface bastante fácil de utilizar com Quickbooks ZeroPaper  você consegue controlar financeiramente o seu negócio por meio do fluxo de caixa, relatórios financeiros, alertas de contas por e-mail, importação de dados bancários, acompanhamento por aplicativos no celular, dentre outras funcionalidades.

Observação: 

Todas as ferramentas de controle são em cima do fluxo de caixa, porém cada uma delas tem suas funcionalidades e modos de operar, analise qual delas você se identifica mais!

Depois desse texto você percebeu que precisa de um controle financeiro mais efetivo mas que ainda tem dificuldades de como colocar em prática? Fale com um consultor! 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *