A importância de um Planejamento Financeiro

Conheça uma das ferramentas estratégicas mais importantes para uma empresa.

A falta de planejamento é um dos maiores problemas que impedem as empresas de se desenvolverem e atingirem resultados ainda melhores. Muitos negócios começam sem nenhum tipo de plano e isso faz com que eles não virem uma prática para o gestor, o que é um grande problema, principalmente para o setor financeiro da empresa.

 Com um Planejamento financeiro a empresa tem em mãos uma poderosa ferramenta de estratégia para que cresça de forma sustentável. Projetando suas despesas, investimentos e receitas em cenários para que se mantenha a saúde financeira da organização.

A projeção de Custos/Despesas

Projetar as despesas e custos do período a ser planejado é o que vai nortear todas as atividades dentro da empresa, pois todos os recursos necessários para a execução delas devem ser orçados no planejamento. Então, todas as aquisições de matéria prima, gastos com sistemas, salários, entre outras, devem ser projetados para que norteiem essas atividades da organização no que se diz respeito a parte financeira.

A projeção de Receita

Além de projetar as despesas, a projeção da receita é extremamente importante. Mas como eu vou prever o quanto vou ganhar? Simples. Analisando os períodos anteriores ao projetado, você terá um histórico de receita e poderá projetá-las para os períodos seguintes com essa base, levando em conta as sazonalidades presentes no histórico e a estratégia utilizada no período a ser projetado. Mas se a minha empresa é nova e não possui um histórico? Nesse caso, a projeção é feita com base em dados do mercado, analisando principalmente a concorrência e outras empresas do mesmo setor.

A projeção de receitas é o que vai viabilizar tudo que foi planejado em relação a despesas, ou seja, se o projetado de despesas necessitar de mais recursos financeiros do que o de receitas é sinal de que algumas despesas devem ser diminuídas ou cortadas para que o negócio se torne viável naquele período.

Investimentos

Qualquer investimento, por menor que seja, exige o máximo de planejamento. Seja uma reforma, aquisição de uma nova maquina ou um pedido de mercadorias rotineiro, a projeção de poupança e pagamento são importantíssimos para que não ocorra falhas e não haja gastos desnecessários, como juros e etc.

Nunca é tarde para começar a fazer um planejamento financeiro. Faça suas projeções e não esqueça de organizar seus gastos e receitas nos cenários pessimista, realista e otimista para evidenciar as prioridades. Após planejado, utilize das ferramentas de acompanhamento financeiro para verificar o andamento do que foi orçado no período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *