3 passos para atrair mais clientes

Conseguir novos clientes não é tarefa fácil, mas com a estratégia certa você pode alcançar resultados incríveis.

clientes

business documents on office table and graph business with social network diagram and man working in the background.

Todo bom gestor sabe que para obter mais lucro deve minimizar os custos da sua empresa. Mas além de enxugar suas despesas, a captação de novos clientes tem papel fundamental para o aumento do seu faturamento, afinal quanto mais clientes, maior é sua receita.

Mas você não espera que eles venham sozinhos até sua empresa, não é?

Para isso você deve elaborar uma estratégia eficaz afim de que seus possíveis clientes conheçam os produtos ou serviços que sua empresa oferece. Com essa intenção elaboramos três passos básicos que são fundamentais para qualquer estratégia de divulgação.

Determine uma forma de mensurar os resultados

O marketing da empresa não é uma ciência exata, por mais que você direcione suas ações da melhor forma é importante criar índices de avaliação para analisar se seu objetivo está sendo cumprido.

Para isso é levado em consideração o que a empresa precisa naquele determinado momento e qual o seguimento a qual a empresa pertence.

Por exemplo, se a empresa for uma loja em seu estágio inicial, a divulgação da marca e de seu valor certamente será seu objetivo principal, mas no caso de uma loja já estabelecida com problema de vendas, a divulgação de promoções deve ser adotada como estratégia.

Tão importante quanto determinar um objetivo é a criação de formas de mensuração, metas que determinarão se o seu objetivo foi alcançado ou não.

Voltando para o exemplo das lojas, no caso da loja em estágio inicial, pode até parecer benéfico mensurar o “aumento no número de seguidores em uma rede social” para entender mais sobre a popularidade da marca, já para mensurar se as promoções estão dando certo, a “quantidade de vendas naquele período” deve ser observada e comparada.

Ter objetivos e métricas bem claras é de grande importância para que os próximos passos sejam mais assertivos, ou seja, para que suas ações sejam realmente voltadas a alcançar esses objetivos.

Verifique qual seu público alvo

A segunda etapa e não menos importante é a definição de qual é o público alvo da sua empresa. Para isso devem ser analisadas características comuns entre os clientes ou pelo menos a maioria deles, como faixa de idade, renda, formação, hobbys,  e não é a toa que listamos 5 motivos pelos quais você deve investir em pesquisas!

Afim de mapear os interesses desse público, lugares os quais eles frequentam, atividades que realizam, tornando mais eficientes as suas formas de alcança-lo.

O resultado de uma boa segmentação de público alvo é que suas ações irão atingir pessoas que estão mais propensas a consumir os produtos/Serviços da empresa, mas não tem conhecimento da sua existência ou forma de atuação. Para que isso aconteça a empresa deve ser vista pelo cliente, e esse é o nosso terceiro e último passo.

Escolha o melhor canal

   Ter informações sobre os seus clientes é importante para sabermos como chegar até eles.

Saber qual sua rotina lhe fará estruturar o melhor canal para atingi-los, por exemplo, uma marca que tem um público alvo jovem, a depender de como ela irá definir a sua estratégia, pode vir a trabalhar muito bem com suas redes sociais, principalmente com o Instagram, uma rede social que como apontou uma consultoria em audiência na internet Global Web Index, possui um forte apelo para os mais jovens, pois possuem cerca de 38% de seus usuários com idade entre 16 e 24 anos.

Dessa forma você consegue propagar sua marca para quem realmente está interessado a conhece-la, tornando suas ações muito mais eficientes.

Vale lembrar que o marketing de uma empresa não é uma receita de bolo, por isso, que a mensuração deve ser feita sempre para saber se o seu objetivo está sendo realmente alcançado. Se isso não estiver acontecendo, não desanime, identifique qual foi seu erro, refaça sua estratégia e tente outra vez.

Estruturar um canal para atingir um publico alvo seguindo um objetivo é o caminho para criar uma boa estratégia  de divulgação e fazer com que as pessoas conheçam mais sobre o que sua empresa tem a oferecer a elas.

Há, e não esqueça de criar um bom relacionamento com seus novos clientes para que eles voltem a sua empresa!

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