5 motivos para você investir em pesquisas!

Nós já falamos muito sobre a importância de adquirir uma postura preventiva nos negócios, mas como conseguir isso?

Nós já falamos muito sobre a importância de adquirir uma postura preventiva nos negócios, mas como conseguir isso? Saiba quais os motivos de investir em pesquisas.

investir em pesquisas

Como foi dito no post sobre Ideias de Negócio, fazer pesquisas deixou de ser um mero diferencial e começou a ser obrigação de todo mundo que quer empreender!

Pensando nisso, construimos esse texto para você!

Entenda porque você deve investir em pesquisas:

1 ) Identificar as tendências de mercado

Primeiramente, você deve investir em pesquisa para identificar as tendências e se possível se antecipar perante os concorrentes. Não é novidade que o mercado é dinâmico, novas ideias e negócios surgem a todo tempo.

Um ponto que se deve ter atenção é que você não deve ficar de olho apenas nas tendências do seu segmento mas também nos setores relacionados. É uma ótima forma de ampliar a visão para novas oportunidades.

Monitorar os hábitos de consumo de seu público-alvo é fundamental. Em tempos de crise, pode ser vital. Quando o orçamento está mais apertado, é natural que as pessoas mudem alguns hábitos e, neste caso, alguns produtos se tornam mais ou menos essenciais. Neste processo, algumas marcas se beneficiam, outras se prejudicam

Não existe fórmula pronta para obter sucesso nos negócios, mas temos uma dica ouro para adquirir a tão comentada postura preventiva e consequentemente conseguir resultados escaláveis:

Pesquisa de Mercado + Modelo de Negócios = Postura Preventiva  

#FicaADica

2) Estude a viabilidade de suas ideias de negócios

Uma pesquisa de viabilidade é uma ferramenta que promove maior conhecimento em relação ao mercado. 

Na qual é possível identificar o público-alvo do serviço, as expectativas, necessidades, opiniões e preferências destes consumidores, bem como o melhor local para se abrir um empreendimento. Esse tipo  pesquisa fornece maior segurança à tomada de decisões gerenciais, conferindo vantagem competitiva à organização.

Atenção!  

A Intuição é fator essencial no momento de lançar novas ideias no mercado, é ela a responsável por aquela sensação de que será um grande sucesso!

Mas… tome cuidado para não basear ações em achismos e análises superficiais. Intuição só funciona efetivamente quando é confirmada por dados.

3) Fique de olho na concorrência!

Investir em pesquisa de mercado é indispensável para entender o negócio em uma visão ampla, permitindo ao empresário visualizar tudo de modo mais claro inclusive a concorrência. 

Para melhor se posicionar no mercado mais um pré-requiso é analisar a concorrência. Ela permite com que você entenda como funciona e quais são as ações que se deve seguir ou não.

A concorrência é um ótimo espelho para aprender como se deve agir e direcionar esforços no que realmente importa.

Não é preciso inventar a roda novamente, tome como base o que já existe e adapte para sua realidade.

4) Avalie a satisfação dos seus clientes

Ao realizar uma Pesquisa de Satisfação do cliente no mínimo duas grandes vantagens para as empresas:

  1. Estabelece um canal de diálogo com os clientes, que passam a se sentir mais considerados e contemplados;
  2. A empresa tem mais chances de acertar no oferecimento dos seus produtos e serviços, atendendo às demandas reais dos seus clientes.

Sabendo de que o cliente pensa e espera da empresa, os erros tendem a diminuir, os processos são melhor direcionados e os ajustes são realizados partindo de dados concretos sobre o que deve ser aperfeiçoado.

Essas informações fornecem uma base para o progresso da empresa, que busca soluções a partir da opinião de seus consumidores.

Uma pesquisa de satisfação que possui um bom método e boas perguntas, tende a ser uma ferramenta forte e eficaz para a identificação e correção das falhas, o que pode aumentar seu poder no mercado e o aumento de suas vendas.

5) Trace estratégias embasadas e não perca dinheiro

Identificando as tendências de mercado, depois avaliando a viabilidade da suas ideias e em conjunto estudando a concorrência e a satisfação, o resultado disso tudo só pode ser positivo: traçar estratégias mais bem embasadas. 

Por meio do investimento em pesquisa você consegue deixar de esperar com que as coisas aconteçam para agir e passa a se previr, adquirindo uma vantagem competitiva muito importante.

Sem contar da segurança e maior probabilidade de atingir bons resultados. Mas para chegar a esse ponto, apenas o investimento em pesquisa não é o suficiente. É necessário também fazer analise detalhada dos resultados da pesquisa e traçar um plano de ações efetivo.

Com a agenda corrida, muitas empresas não conseguem arrumar tempo para executar pesquisas, por isso que uma consultoria empresarial pode ajudar nesse processo.

Você já pensou o quanto de dinheiro você pode desperdiçar em um mal investimento?

Não faltam histórias desse tipo.

Todos esse motivos que citamos a cima te ajudam a não perder dinheiro e prosperar nos negócios.

Teve alguma dúvida?

cta-laranja

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *