Estratégia de Marketing: 4 erros comuns cometidos por empresas

Sim, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros e nós criamos essa lista para que você não cometa os erros mais comuns em uma estratégia de marketing.

estratégia de marketing

“Estratégia de Marketing” é um daqueles assuntos no qual sempre vale a pena falar sobre.

Até porque, existe muito material na internet sobre o assunto, muitos são os conteúdos que trazem guias e dicas infalíveis sobre como se deve fazer para gerar e manter a demanda em seu produto. Isso é fato.

Mas a dura realidade é que nem todas as empresas planejam ou executam da forma como deveriam, ou ao menos entendem o que é marketing, ocasionando falhas críticas nessas estratégias e é sobre esse assuntos que iremos falar!

Antes, entenda o que é marketing:

Para que você possa entender de forma simplificada de uma vez por todas o que é marketing, nós pensamos em te trazer essas 2 definições:

“Marketing é o processo de entender o produto, mercado e o público alvo para elaboração de estratégias que visem gerar valor em determinado produto/serviço para que seja possível atrair e se relacionar com os consumidores ou até mesmo atender as  necessidades do consumidor.”

E aí, será que  a sua empresa pensa em  Estratégia de Marketing dessa maneira?

Se a sua resposta for “não”, acredito que você não deva deixar de ler o que vem a seguir.

É através de nosso processo de Consultoria Empresarial que adquirimos contato com o mercado e com base nessa experiência com inúmeras empresas dos mais diversos ramos e tamanhos aqui em Alagoas que pensamos nessa lista para que você e a sua empresa não fiquem para trás.

Entenda agora os 4 motivos pelo qual a sua Estratégia de Marketing pode não funcionar!

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”

Então vamos lá, é pensando nessa frase de Augusto Cury que nós esperamos que você fique ligado para não cometer os mesmos erros que outras empresas cometem.

1 – Montar Estratégias de Marketing com base em achismos e não em dados!

Aqui na JRS Consultoria nós costumamos dizer que “contra dados, não há argumentos”.

Sim, possuir uma intuição aguçada para farejar problemas pode ser excelente em alguns momentos, mas não é apenas em achismos que podemos estruturar a estratégia de marketing de sua empresa ou você realmente acha que seja possível que um negócio se mantenha de pé e competitivo por anos se for apenas fundamentado em achismos?

A ausência de Pesquisas de Mercado e busca por dados sobre o seu mercado de atuação podem comprometer o seu negócio, muitas empresas já nascem fadadas a fecharem em poucos meses, devido a falta de entendimento real da viabilidade daquele empreendimento em determinadas condições.

Nós acreditamos que estratégias de marketing devem ser pautadas em dados, sejam dados demográficos sobre o público alvo, o seu comportamento, medos, preferências e demais temas nos quais podem ser pesquisados como até mesmo sobre a localização do seu negócio ou estratégias de comunicação para que a sua mensagem seja comunicada de forma efetiva e econômica para o seu destino.

Ainda não acredita no valor que uma boa pesquisa pode ter? Então que tal ler sobre 5 motivos para você investir em pesquisas!

2 – Falta de um bom planejamento de marketing

Sobre as ações de marketing na empresa em que você atua, já parou para pensar se há um real planejamento sobre onde vocês querem que as suas ações de mercado cheguem?

Muitos itens cruciais que devem ser bem pensados e estruturados em um bom planejamento são ignorados por gestores  de marketing, poucos são as empresas que de  fato trabalham em cima de fatores como:

Análise de cenário e público alvo, objetivos a longo prazo, metas periódicas, prazos, cronogramas de ações, estratégias de comunicação com base nos seus perfis de consumidor e por último, mas não menos importante, as formas de mensurar a efetividade (o próximo tópico abordará de forma mais densa esse tema).

O resultado disso? É que muitas vezes a ausência de um desses fatores listados acima podem apresentar falhas em  na estratégia se analisada a longo prazo.

Fique atento durante a elaboração do seu plano de marketing!

3 – Não mensurar os indicadores e resultados das ações

No item 2 dessa lista, citamos a importância que é mensurar a efetividade das ações de marketing.

Por quê?

O porquê é simples: é altamente crucial que o gestor saiba acompanhar através de indicadores se as expectativas estão sendo correspondidas e se está havendo retorno pelo tempo e dinheiro investido.

Ao se pensar em uma  estratégia, deve ser pensar em um objetivo final certo? Ok!

A questão é que muitas vezes leva muito tempo para que uma estratégia chegue ao fim de seu clico e esperar 1 ano para saber se algo deu certo ou não sem saber como corrigir pequenas falhas de execução ao longo do processo talvez não seja o mais indicado.

Aqui na JRS Consultoria por exemplo:

Dentro do nosso planejamento estratégico trienal nós temos a nossa meta anual de consultorias que desejamos realizar para empreendedores e empresas alagoanas. Essa meta anual é subdivida em metas trimestrais e até mesmo mensais, para que nós possamos analisar se tudo está indo nos conformes.

Isso vai mais além quando paramos para pensar que todo esse processo começa em outro indicador que seria o de quantidade de oportunidades de negócio que o nosso setor de marketing consegue gerar.

Aqui vai outro exemplo: muitas são as empresas que estão devidamente investindo em comunicação, mas muitas vezes não sabem o quanto de retorno financeiro (vendas) este trabalho está trazendo para empresa, dados como este podem ditar se é possível  investir ainda mais para ter ainda  mais retorno ou até apresentar prejuízo financeiro para a ação.

4 – Acreditar que Marketing e Comunicação são a mesma coisa

Ter um trabalho de comunicação é importante para o marketing? Sim, com certeza!

Comunicação é muito importante e é uma peça fundamental para qualquer estratégia de marketing.

O planejamento para que a sua mensagem chegue ao receptor e seja percebida da melhor maneira e gere valor em cima do seu produto ou serviço por parte de seu público alvo é crucial.

Não há dúvidas de que profissionais ou agências de publicidade devem ser requisitados para que a performance da comunicação da sua empresa seja executada da melhor maneira e você possa atingir os seus objetivos.

Porém, como você deve ter percebido ao longo do texto, marketing vai muito além que apenas comunicação.

Comunicação é uma frente de um dos 4 Ps de Marketing, o de promoção.

Marketing vai muito além de comunicação, uma boa estratégia de marketing vai envolver também: praça, preço, promoção e produto.

Ou seja, é importante que você esteja atento em questões além de comunicação, como por exemplo: a praça do seu estabelecimento o que pode envolver tanto a localização, layout externo e interno, acessibilidade e em muitos casos distribuição do seu produto.

Resumindo

Inúmeros são os componentes incluídos em um bom trabalho de marketing e cabe a sua estratégia de marketing conseguir unificar todos esses fatores para que possam atuar em conjunto em busca de atingir os objetivos do seu negócio.

Pode não parecer uma tarefa fácil e de fato não é e visando a complexidade que muitos empresários e gestores tem em gerar valor, atrair e se relacionar com seu público alvo que muitas empresas estão auxilio de empresas como a nossa.

Empresas de consultoria empresarial podem ser necessárias para diagnosticar essas dores e implementar planos e ações para o que essas organizações otimizem o seu desempenho e atinjam seus objetivos.

Teve alguma dúvida ou quer bater um papo conosco? Nos mande uma mensagem em nosso Facebook ou fale conosco por aqui! 😉

 

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