Formação de preço: entenda como fazer!

A formação de preço de um produto ou serviço existem dois pretextos que se deve tomar bastante atenção: A Estratégia de Marketing e os Custos.

Na hora da formação de preço de um produto ou serviço, existem dois pretextos que se deve tomar bastante atenção: A Estratégia de Marketing e os Custos. 

formação de preço

 

Como o preço é um fator decisivo na hora de atrair a clientela é preciso ter em mente a estratégia  de marketing no momento de formular o melhor preço para seu produto ou serviço. E ao mesmo tempo, ser coerente com seus gastos de produção, canais de distribuição e formas de promoção, sem deixar de lado a percepção de valor do cliente.

Existe uma palavra que se encaixa perfeitamente quando o assunto é precificação: equilíbrio. É preciso que o valor do produto consiga suficientemente proporcionar lucro, mas não pode ser tão alto a ponto de desestimular a compra e também não tão baixo a ponto de balizar o produto e causar a impressão de que há algo de errado, precisa ser equilibrado.

Importância de uma boa formação de preço

O preço é a variável mais flexível do composto do marketing, pois é a única que pode ser ajustada a curto prazo. Por exemplo, quando a empresa quer um aumento imediato nas vendas e no faturamento, então ela reduz seu preço e ganha na quantidade de vendas. Veja porquê você deve ser criterioso ao estabelecer preço:

  • Satisfaz o consumidor:  o cliente adora a ideia de que seu produto tem um grande custo beneficio, e cabe no bolso dele;
  • Diferencial perante a concorrência: um bom preço, possibilita o gestor se manter competitivo no mercado;
  • Ajuste ao público-alvo: o preço também é uma forma de dizer ao mercado a que tipo de consumidor sua empresa é voltada;
  • Melhora resultados: um valor atribuído corretamente, gera lucro e desenvolvimento para a empresa;

 E os custos?

Muitos empreendedores não dão a devida atenção para as variáveis que influenciam na formação de preço, principalmente em relação aos custos, diferentemente de você, que chegou até aqui!
Tem um trecho do nosso E-book sobre Gestão Financeira, guia prático para micro e pequenas empresas, que fala justamente sobre o impacto na precificação: “Mapear correntemente todos seus custos operacionais é o primeiro passo, é preciso ter atenção até para despesas de pequeno valor que muitas vezes passam despercebidas, principalmente as variáveis, que a logo prazo tem um forte impacto no negócio”
Ou seja.. atenção com os custos!
ebook gestão financeira

O que levar em consideração na hora da composição do preço?

  •  Custos: como foi dito anteriormente, mapear todo os componentes necessários para produzir o produto, desde matéria-prima até tributações é o primeiro passo;
  • Concorrência: analisar o preço da concorrência é essencial, para se posicionar de formar adequada no mercado, podendo agregar um diferencial competitivo;
  • Consumidor: é preciso levar em conta o que o seu público-alvo está disposto a pagar, para isso faça pesquisa de mercado e avalie o cenário econômico e conheça bem o perfil do consumidor;
  • Valor agregado: esse ponto leva em consideração o quanto de valor um produto ou serviço tem para o consumidor, quanto esse produto atende as necessidades de quem o consome. Por meio disso, o cliente percebe a relação de custo/benefício.

Duas formas de precificar:

Mark-up: análise de custos inerentes à produção, comercialização, distribuição e divulgação do produto, acrescentando posteriormente a margem de lucro que se pretende atingir. É método mais básico e seguro para definição de preços, por isso é o mais utilizado e recomendado;
Preço-teto: primeiro, identifica o preço máximo que o mercado está disposto a pagar pelo produto; e em seguida faz-se os ajustes necessários para garantir menores custos e maior produtividade e lucro;
Se surgiu alguma dúvida no assunto não pense duas vezes, deixe seus comentários!

5 Comentários em “Formação de preço: entenda como fazer!

[…] para ciclos de maior demando do mercado,avaliação do lucro de cada produto, construção do processo de precificação, entre […]

Responder
Carla Rodrigues
2 de abril de 2020 em 18:57

ola gostaria de saber quanto custa a consultoria para formcao de preco e tabela.
aguardo
Carla Rodrigues

Responder
Marketing
11 de janeiro de 2021 em 04:45

Boa noite! Podemos agendar uma conversa sem compromisso?

Responder
Joyce Nascimento
10 de dezembro de 2020 em 00:58

Olá boa noite!
Gostaria de saber se vocês possuem assessoria para composição de preços para Ecommerce.
Att.
Joyce

Responder
Marketing
11 de janeiro de 2021 em 04:46

Boa noite! Podemos agendar uma conversa sem compromisso?

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