Suas vendas não estão batendo? Saiba o que fazer.

Entenda como lidar quando as suas vendas não baterem!

Entenda como lidar quando as suas vendas não baterem!

Foto

Um negócio, seja ele de qualquer tipo ou tamanho, está sujeito à sucesso ou falência por influências externas.

A atual conjuntura econômica é mola propulsora para adquirirmos novos comportamentos, a partir do enfrentamento de desafios diários, principalmente no gerenciamento das finanças pessoais ou corporativas.

Assim, os gestores necessitam de planejamento, análise e controle rígido a fim de que seu negócio dê lucro. Para isso, é importante o uso de ferramentas que facilitem o controle e fluxo de informação. Outro ponto importante é o controle dos custos e a busca para não ter prejuízos. Tudo isso parece ser uma receita fácil, porém depende de disciplina.

Uma ferramenta importante nesse processo é o fluxo de caixa. A solução está no controle rígido dos registros de vendas à vista e a prazos, realizados diariamente, sempre com a projeção de capital de giro necessário para tocar a operação do negócio. Caso ocorra, eventualmente, um descasamento entre receitas e despesas, deve-se pensar em empréstimos bancários como operação de capital de giro, alternativa sempre cautelosa, devido à alta dos juros bancários.

Ainda nessa direção, evite ao máximo o uso de cheque especial, pois os juros atualmente estão estratosféricos. Uma alternativa para equilibrar é a negociação e alongamento de prazos de pagamentos a fornecedores, por exemplo, colocando intervalos de 10 a 15 dias. Lembre-se: negociar sempre, buscando o ganha a ganha.

Fundamental, ainda, é não se endividar ou diminuir as dívidas ao máximo, caso seja inevitável. Sabemos que, em muitas atividades de negócios, o endividamento faz parte, devido à compra de matérias-primas para produção.

Para concluir, fica a importância de se planejar continuamente, controlar constantemente, fazer um “raio-x” diário de entradas e saídas do caixa. Trabalhe a precificação dos seus produtos ou serviços e fidelize seus clientes para comprarem continuamente. Lembre-se, ainda: disciplina sempre!

Caso ainda esteja tendo dificuldades em monitorar o fluxo de caixa, nossa consultoria pode fornecer total suporte para uma melhor gestão financeira de seu negócio.

Clique aqui para entrar em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *