Confira como realizar um Planejamento Estratégico

Um planejamento estratégico é essencial para uma gestão eficiente, contribuindo positivamente para os resultados da empresa. Hoje falaremos um pouco sobre esse tema, boa leitura!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o processo de identificar oportunidades, desenvolver uma estratégia e definir ações para atingir os objetivos organizacionais, funcionando como um guia, visando a busca por melhores resultados. Estabelece o que deve ser feito, porque deve ser feito e como deve ser feito. Desta forma, fornece as diretrizes tanto táticas quanto operacionais para impulsionar o crescimento da organização. Ele pode acontecer mensalmente, anualmente e até considerar o longo prazo, variando de acordo com as necessidades e realidade de cada negócio.

Como fazer o planejamento estratégico?

Para entender como colocar a metodologia do planejamento estratégico em prática na sua empresa é necessário responder algumas perguntas, por exemplo:

  • Por que a empresa existe?
  • Onde ela está?
  • Onde quer chegar?
  • Como chegará lá?

Ao responder essas perguntas e refletir sobre a situação da empresa, é possível dar início a construção do Planejamento Estratégico. 

Pois, nas palavras do considerado pai da administração moderna, Peter Drucker : “O planejamento é um instrumento para raciocinar agora sobre os trabalhos e ações que serão necessários hoje para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.

5 benefícios do planejamento estratégico

Agora que você entendeu a importância de ter um planejamento estratégico, conheça os 5 principais benefícios que ele pode oferecer ao seu negócio:

1. Fortalecimento da motivação

Quando os colaboradores enxergam a direção para onde estão indo, aumenta a sua motivação para entregar os melhores resultados porque sabem da importância do seu papel para o alcance dos objetivos organizacionais.

2. Aumento da produtividade dos times

Como resultado da motivação, os colaboradores ficam mais produtivos e fazem suas entregas com mais eficiência e qualidade, o que impulsiona a construção de times de alta performance.

3. Priorização de tarefas

O planejamento estratégico define uma ordem de prioridade dos objetivos, o que facilita a identificação de quais ações são mais urgentes para fazer a priorização das tarefas e a organização dos cronogramas de entregas.

4. Assertividade na tomada de decisões

Também há a diminuição do risco de erros durante o processo de tomada de decisões, já que elas se tornam mais assertivas uma vez que estão alinhadas à visão do negócio.

5. Alinhamento de toda equipe

Definir um planejamento estratégico também promove um maior alinhamento entre todas as equipes que entendem que estão trabalhando juntas com o mesmo foco. Isso incentiva a colaboração dentro dos times e até entre as diferentes áreas.

A diferença entre planejamento tático e operacional

Existem dois tipos de planejamento estratégico, o tático e o operacional. Eles possuem muitas diferenças, as mais comuns são: o prazo nos objetivos, o grau de especificidade e as pessoas a quem se destina. Porém, são complementares e, quando realizados de forma integrada, podem ajudar a empresa a transformar sua visão de negócio em realidade no curto e médio prazo. 

  • Planejamento tático: No planejamento tático, define-se como a estratégia será realizada em uma unidade ou área específica do negócio. Não abrange toda a organização, foca apenas nos colaboradores da média gestão, como por exemplo os gerentes, para orientar e guiar suas tomadas de decisões dentro de seus setores. O planejamento tático costuma estabelecer objetivos bem específicos e detalhados com um prazo médio de duração de até três anos.

  • Planejamento operacional: A parte operacional não é exatamente um planejamento, mas sim os processos para a execução do projeto. Em outras palavras, é o que mantém as ações coerentes e alinhadas aos objetivos estratégicos. Diferente do planejamento tático, o operacional abrange toda a empresa. Uma vez que todos os colaboradores da organização estão envolvidos com alguma parte da operação. Normalmente, o plano operacional é de curto prazo com metas e indicadores trimestrais ou semestrais.

Agora que você já conheceu um pouco sobre o que é, como fazer e quais os benefícios do Planejamento Estratégico, veja agora os erros mais comuns cometidos durante a construção do Planejamento:

4 erros comuns em planejamento estratégico

1) Não fazer a análise SWOT

Não utilizar essa ferramenta faz com que o gestor gerencie a empresa às escuras. Afinal, mesmo que não seja possível controlar o mercado externo, tudo o que ocorre fora do negócio impacta o cenário interno. Com a análise SWOT, é possível se precaver, enfrentando melhor as crises e extraindo oportunidades de mudanças.  Do mesmo modo, trabalhar com a ferramenta 5W2H pode fazer toda a diferença na hora de pensar em algo que realmente faça sentido nas operações da empresa. 

2) Não definir responsáveis

Para cada ação, é preciso definir os responsáveis e quem poderá substituí-los em caso de imprevistos, eventualmente. Isso é importante não só para organizar a lógica do trabalho em equipe, como também para identificar se está faltando time ou reforço em alguma área.

3) Deixar objetivos sem planos de ação 

Nunca se deve parar na definição de objetivos. Eles são importantes para saber o que se quer, mas não vão se concretizar sozinhos. Um dos maiores erros no planejamento estratégico é deixá-los “na linha de chegada”, sem uma forma de acesso.

4) Não monitorar o cumprimento das metas

Trabalhar sem metas e indicadores é, por fim, um dos piores erros. Sem eles, você corre o risco de gastar tempo e dinheiro, e não atingir os seus resultados. Acompanhando o cumprimento das metas, é possível verificar se está tudo ok para prosseguir ou se é preciso ajustar algo na rota.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *