Como mergulhar no Oceano Azul?

O que é a teoria do oceano azul?

A teoria do oceano azul foi apresentada pelos pesquisadores W. Chan Kim e Renée Maiborgne no livro Blue Ocean Strategy. Ela se baseia na constatação de que muitas empresas insistem em manter-se em um mesmo mercado ou modelo de negócios já saturado, em alta competitividade. Essa luta sangrenta e vermelha para atrair novos consumidores tem resultado em frutos pouco significativos.

Como inserir a sua empresa no oceano azul?

Esse conceito mostra o desenvolvimento de uma cultura da inovação de valor, meio que visa suprir as necessidades específicas de consumidores dentro de um novo segmento. Muitas vezes, essas necessidades ainda não foram identificadas pelas grandes corporações, permitindo que você ofereça um serviço/produto de valor único. Diante disso, para a sua empresa mergulhar nesse oceano de novas oportunidades é necessário desenvolver um modelo de negócio com autenticidade e alto valor para atrair prospectar novos clientes.

A arte de conduzir a sua empresa para mergulhar no oceano azul deve ser referência em produzir a disseminação da cultura da liberdade empresarial em conhecer áreas que integrem outras demandas com toda a estrutura organizacional da empresa. 

No oceano azul você como empreendedor precisa enxergar além do horizonte, identificar oportunidades que ainda não foram exploradas, criar valor de forma diferenciada e conquistar novos territórios com soluções que surpreendem o público-alvo. Dessa forma você evitará a competição intensa e encontrará uma nova fonte de lucro em áreas inexploradas. O oceano azul propõe essa exploração de novos mercados e oportunidades, eliminando e evitando assim problemas com a concorrência (SEBRAE, 2022).

E aí? Gostou do conteúdo? 

Quer saber mais sobre temas deste tipo e realizar um diagnóstico de sua empresa? Entre em contato conosco! 

A JRS oferece mentorias de forma gratuita e estamos prontos para te auxiliar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *