Plano de negócios: quando realizar?

Com o surgimento da ideia de um novo negócio, muitos empreendedores acabam passando por dificuldades nos primeiros meses ativo no mercado, por deixar que, as principais perspectivas de metas e decisões, sejam mal planejadas, fazendo com que o negócio esteja sujeito a riscos, tornando cada vez mais difícil se manter intacto no mercado por muito tempo. Mas, afinal, o que deve ser feito para que nada disso ocorra? Além de planejar o futuro da empresa, juntamente com uma boa visão de custos no mercado, elaborar um plano de negócios é indispensável para que o empreendedor esteja seguro, e saiba quando tomar as melhores decisões para as ocasiões. 

Qual a importância do plano de negócios ?

“O plano de negócio é a parte fundamental do processo empreendedor é uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações” (RAYOL, M. K. B., & MOREIRA, H. L. p 8. 2018), Através dele o empresário pode obter informações detalhadas do comércio, produtos e serviços, trazendo a viabilidade de diferentes ângulos para a rotatividade dentro do mercado. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio” (SEBRAE, 2013). Dessa forma, se torna um instrumento ideal para alinhar toda a ideia e ajustar a gestão da empresa dentro de diversos cenários no mercado.

Quando realizar?

É comum que o plano de negócios venha ser elaborado antes do início do negócio, para que a empresa descreva os objetivos e quais passos devem ser dados, desviando-se de riscos, avaliar os resultados e as mudanças inesperadas no mercado, fazendo com que seja diminuído os impacto que tais mudanças podem trazer, muitas vezes, precisa recorrer a uma consultoria para ajudar a encontrar os erros, o motivo da falta de crescimento ou da crise da companhia. Com tudo, nada impede que este planejamento seja aplicado em empreendimentos que já estejam circulando no mercado,  podendo ser  viável para crescimento do negócio, adequando-o às novas tecnologias e métodos que facilitem a circulação do produto ou serviço.

Existem especialistas, que acreditam ser bem viável ter um plano de negócio, quando o produto ou serviço tenha passado por teste no mercado. De acordo com o especialista Tales Andreassi, em sua publicação na revista Exame, em 2016, plano de negócios entra em um momento posterior ao da criação do negócio, quando o produto (ou o serviço) já foi testado, o público alvo já foi definido e o desafio maior é escalar o negócio, ou seja, levá-lo a um maior número de consumidores.”. Com isso, todos os fatores de teste e feedback do produto ou serviço pode ter uma rentabilidade e segurança maiores. Geralmente com o crescimento do negócio a empresa precisa de investimentos, muitos dos investidores buscam analisar o produto através do plano de negócios, assim consegue passar maior segurança e certeza que aquele pode ser o investimento certo a se fazer.

Concluindo, em todo caso que venha dúvidas de como implementar um novo serviço ou produto no mercado, ou queira avaliar novas possibilidades para melhorias e crescimento do seu negócio, é o momento certo para aplicação do plano de negócio em sua empresas, pois, esperar aparecer dificuldades ou riscos, apenas proporcionar estresses e atrasos, não deixe que isso venha acontecer, se atente a tudo e  seja um sucesso no mercado.  

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