Saiba quais os métodos utilizados em uma pesquisa eleitoral.

As pesquisas eleitorais ficam mais conhecidas pelos seus resultados do que pela sua metodologia aplicada. Porém, as escolhas metodológicas adotadas por cada instituto de pesquisa têm reflexos diretos nos resultados previamente divulgados. Veremos então quais seriam os tipos de metodologias aplicadas durante a realização das pesquisas eleitorais e quais os impactos que cada método trás consigo. Existem basicamente 3 métodos de pesquisa eleitoral utilizados onde cada um apresenta uma particularidade.

O primeiro e mais conhecido é o da entrevista presencial, o pesquisador vai até a residência do entrevistado ou em pontos fixos na qual os pesquisadores são colocados em pontos de grande movimento, como: Shoppings, avenidas movimentadas e abordam o cidadão buscando compor uma amostra representativa da população brasileira. Esse tipo de abordagem ainda é a mais tradicional no Brasil e tem uma grande abrangência geográfica, porém, exige um grande esforço logístico e possui um custo significativo.

Outra forma de pesquisa seria por ligação telefônica, neste método os institutos utilizam uma listagem de números válidos. Através desse formato as entrevistas podem ser conduzidas por um entrevistador ou por um sistema automático em que é apresentada uma gravação das perguntas do questionário, permitindo que o entrevistado selecione sua resposta através do teclado numérico. Em comparação ao método da entrevista presencial, a pesquisa por ligação telefônica possui custo inferior.

Por último, mas não menos importante existem as pesquisas eleitorais realizadas digitalmente (On-line), mas estas, ainda não são muito populares no Brasil. Sua principal vantagem é relacionada ao custo, pois há uma diminuição expressiva destes em relação às pesquisas face a face e telefônicas. Porém esse tipo de pesquisa ainda apresenta limitações que comprometem sua capacidade de entregar resultados confiáveis e representativos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *