Ferramentas de Gestão: Quais são as essenciais para sua empresa?

Geralmente as ferramentas de gestão são escolhidas aleatoriamente somente para suprir uma necessidade presente do momento.

Existem técnicas ou tecnologias que são fundamentais, independentemente se o seu negócio é antigo ou novo no mercado – elas permitem que os processos caminhem harmoniosamente.

Quer saber quais são elas? Nós preparamos uma lista com as 5 ferramentas de gestão que toda empresa deve usar! Confira.

1 – Ciclo PDCA

  • Objetivo: reduzir custos, estender os lucros e aumentar a satisfação do cliente;
  • Tipo: técnica, metodologia aplicada para empresas de forma constante visando sempre melhorias;
  • Funcionalidades: gera um controle eficiente de processos, tanto para atividades internas quanto externas; padronizam dados e informações e minimiza falhas e erros.

O que é Ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão essencial para a sua empresa porque ele segue 4 etapas indispensáveis para mantê-la ativa e funcionando de maneira eficiente. Que seria o seu significado traduzido do inglês para o português são eles: planejar, executar, analisar e corrigir.

2 – Canvas

  • Objetivo: permite ter uma visão global do seu negócio e estender todo o seu potencial, planejar como atingir o público específico e obter um excelente ROI;
  • Tipo: planejamento estratégico, desenvolve e esboça modelos de negócios, tanto os que já existem quanto os novos;
  • Funcionalidades: quadro com 4 pilares: infraestrutura (recurso para chegar ao valor do produto para o cliente), oferta (produto e quanto custa), cliente (público específico, canais de contato com o consumidor e relacionamento pós-venda) e finanças (custos gerais e fontes de receitas da empresa).

O que é Canvas?

É uma ferramenta estratégica de gestão e empreendedorismo que permite descrever, projetar, desafiar, inventar e articular seu modelo de negócios.

O Canvas divide seu modelo de negócios em segmentos de fácil compreensão:

  • parceiros-chave,
  • atividades-chave,
  • recursos-chave,
  • propostas de valor,
  • relacionamentos com clientes,
  • canais,
  • segmentos de clientes,
  • estrutura de custos, e
  • fluxos de receita.

Você pode montá-lo em forma de quadro.

3 – Análise SWOT

  • Objetivo: ajudar a identificar e qualificar os objetivos estratégicos, fazendo chamadas de julgamento sobre onde a empresa está atualmente internamente, no que diz respeito ao seu desenvolvimento e, externamente, em relação ao seu mercado e concorrência;
  • Tipo: análise de cenário, planejamento, metodologia estratégica;
  • Funcionalidades: descobrir as forças e fraquezas na empresa para enfrentar ameaças e potencializar oportunidades, aumentando vendas.

O que é análise SWOT?

É uma ferramenta de análise fundamental que pode ajudar na fase de descoberta e avaliação do seu planejamento estratégico.

Swot é a sigla que significa, traduzindo, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

  • Força: valoriza, em primeiro lugar, os pontos fortes da empresa.
  • Fraquezas: identifica os pontos fracos a fim de melhorá-los para ir além do proposto. Visa ultrapassar limites.
  • Oportunidades: elas são identificadas e consideradas relativas aos pontos fortes e fracos da empresa. São vistas através do olhar para as fraquezas da empresa, evolução do mercado ou inovações tecnológicas. Elas formam a base dos objetivos estratégicos em que uma oportunidade pode ser adotada como uma meta.
  • Ameaças: analisa ou possíveis problemas enfrentados pela empresa. Exemplos de ameaças incluem a consolidação da concorrência, o aumento do preço do dólar, a evolução das tendências dos consumidores e a saturação do produto. As ameaças também podem advir de mudanças na legislação, leis tributárias ou requisitos de licenciamento. A identificação delas pode ajudar uma empresa a se preparar para problemas que possam surgir e desviar os seus objetivos estratégicos.

4 – 5W2H

  • Objetivo: trazer praticidade para executar um plano de ação de qualidade e que traga maior controle nas tarefas;
  • Tipo: metodologia que cria planos de ação, checklist de tarefas a serem cumpridas;
  • Funcionalidades: fazer perguntas em busca de respostas simples, evitar falhas na comunicação, otimizar o desempenho da equipe, organizar as funções e o que cada um deve executar.

O que é 5W2H?

É uma ferramenta de gestão administrativa contendo um checklist de determinadas tarefas que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa.

Ela funciona como um mapeamento destas tarefas, onde fica estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta tarefa deve ser feita.

A sigla 5W2H significa:

  • What? – qual o objetivo do projeto
  • Why? – Justifica os motivos para realizar
  • Where? – determina o local de aplicação
  • When? – estipula o tempo que foi gasto para a finalização da tarefa
  • Who? – Quem são os envolvidos da equipe
  • How – métodos da execução
  • How much – custo total bem definido

5 – CRM – Customer Relationship Management

  • Objetivo: gerenciar o relacionamento da empresa com o cliente visando a sua fidelização. O CRM também integra funções por meio de um software para que exista uma gestão eficaz com foco sempre no cliente;
  • Tipo: software com dados e informações integrados de todos os clientes da empresa;
  • Funcionalidades: fidelizar clientes, gerenciar dados e informações, manter um relacionamento de longo prazo com o cliente, melhorias nos produtos e serviços, dar suporte aos clientes e sempre procurar satisfazê-los.

O que é CRM?

É um sistema em formato de software capaz de gerenciar o relacionamento com cliente desde o início da venda até a pós venda. É formado por dados, informações importantes de clientes para o negócio.

Ao usar o sistema CRM, você pode armazenar informações de contato com os clientes e prospects, contas, leads, oportunidades de vendas em um único local. Certamente, um CRM agiliza muito o trabalho da equipe de vendas.

É armazenado, preferencialmente, na nuvem, a fim de que o acesso a esses dados estejam disponíveis a todos, em qualquer lugar e horário.

Para essa ferramenta de gestão, o foco no cliente sempre está em primeiro plano para a empresa. Por isso, ela é tão importante para aplicar nos negócios.

 

E você já conhecia essas ferramentas ou já utiliza na sua empresa?

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