Como identificar as oportunidades de criação de um negócio?

A constante instabilidade do mercado que vem de um ambiente dinâmico de crescimento, avanços tecnológicos e científicos reduziram o ciclo de vida dos produtos e serviços. Com isso, foi criando uma necessidade de buscar várias oportunidades de negócios. Mas, como identificar oportunidades de mercado nestas condições?

O analista de pesquisa da Euromonitor International, Andres Chehtman, comenta sobre oito tipos de análises que ajudarão sua empresa a identificar oportunidades de negócios: segmentação dos consumidores, decisão de compra, concorrentes diretos e indiretos, produtos e serviços complementares, a indústria, os mercados internacionais e análises ambientais. Nesse artigo, abordaremos três dessas analises.

1.Segmentação de consumidores: Para entender a demanda pelo seu serviço ou produto, você deve identificar os segmentos de consumidores que possuem características em comum. Estas características podem ser mensuráveis, como idade, sexo, local de nascimento, nível educacional, profissão, nível de renda; e também podem ser características qualitativas, como estilo de vida, atitudes, valores e motivações de compra.

Variáveis mensuráveis podem ajudar a estimar o número de potenciais consumidores que um negócio pode ter. Por exemplo, fabricantes de fraldas infantis devem saber quantas crianças com menos de 3 anos vivem em um determinado país, bem como a taxa de natalidade do local. As variáveis empíricas – como o preço, prestígio, conveniência, durabilidade e design – podem ajudar a identificar as motivações que influenciam a decisão de compra.

2.Análise do ambiente: As oportunidades de mercado podem ser identificadas através da análise das mudanças no cenário de negócios, com os desenvolvimentos científicos e tecnológicos gerando novas oportunidades. Por exemplo, o crescimento da penetração de internet e smartphones permitiu a chegada de empresas com novos modelos de negócios, como Airbnb e Uber. Indo além da telefonia móvel e internet, a inteligência artificial, robotização, internet das coisas, biotecnologia e fontes de energias renováveis oferecem múltiplas oportunidades de negócios.

As mudanças no ambiente regulatório de um país também podem criar oportunidades. Desde junho de 2016, o Chile exigiu que empresas incluíssem uma etiqueta nos produtos com alto teor de caloria, sódio, açúcar e gorduras saturadas. Essa obrigação pode representar uma oportunidade de crescimento para produtos mais saudáveis não afetados pela nova lei.

Fazer uma pesquisa de mercado para as categorias e vendas de produtos no Chile pode ajudar a identificar onde há maior oportunidade de crescimento para produtos sem a etiqueta mencionada.

Outras transformações sobre o ambiente, como clima, movimentos geopolíticos e mudanças no sistema financeiro também podem influenciar as oportunidades de mercado. É essencial considerar o uso de pesquisa para obter insigths sobre o ambiente de negócios local, garantindo que sua estratégia possa prosperar em um novo mercado.

3.Análise de mercados internacionais: Quando uma empresa opera em um mercado maduro ou saturado, explorar outros países pode gerar novas oportunidades. Os setores crescem a ritmos distintos em diferentes países por muitos motivos, incluindo disparidades no nível de desenvolvimento econômico e hábitos locais. Conhecer a evolução do consumo per capita de um determinado produto em um determinado país pode servir de indicador de maturidade do ciclo de vida de um produto. Ter a informação sobre o tamanho do mercado e concorrentes em outros países irá ajudar a estimar o potencial de negócio.

Usar uma variedade de análises irá ajudar seu negócio a ganhar uma visão holística de oportunidades e dar suporte à criação de planos de negócios estratégicos e de longo prazo. Uma vez que as oportunidades são identificadas, as empresas devem agir rapidamente para criar um plano. É necessário desenvolver a proposição de valor, planejar a cadeia de comercialização, estimar custos, receitas, fluxo de caixa e necessidades de capital. Nem todas as oportunidades de mercado identificadas irão prosperar, mas a pesquisa te trará respostas sobre o potencial de cada uma delas.

E você ainda tem dúvida de como identificar as oportunidades para um negócio? Fale com a gente e marque uma mentoria gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *