Todo negócio precisa ter uma boa gestão financeira!

Saiba o motivo.

Segundo o IBGE, 21% das empresas fecham após o primeiro ano e 60% encerram suas atividades com menos de cinco anos de vida. Neste sentido, é importante que você empreendedor esteja ciente que o negócio precisa ter uma boa gestão administrativa e financeira para se manter “firme” diante dos possíveis desafios que possam surgir, e quando se trata de dinheiro é preciso ter uma gestão eficiente para que sua empresa não vá a falência.

Garantir um bom controle das finanças é uma das principais preocupações de empreendedores, pois é um fator fundamental para que a empresa consiga crescer e arcar com suas obrigações.

Como ainda muitos gestores tem dificuldade com o assunto, trouxemos algumas dicas para ajudar no bom controle das finanças. Confira:

1. Não misture contas pessoais com as da empresa: Misturar receitas e despesas pessoais com as da empresas é um erro bastante comum, entretanto ao ter essa prática o empreendedor não consegue visualizar a situação financeira real do negócio.

2. Acompanhe diariamente o fluxo de caixa: Faça o acompanhamento diário das entradas e saídas, isso ajudará a ter uma visão clara das finanças e evita que sua empresa fique com as contas no vermelho.

3. Não confunda faturamento com lucro: O faturamento consiste em toda a receita que entrou na empresa em determinado período, a partir do faturamento é que o governo calcula e determina quanto sua empresa vai pagar de impostos fiscais.

O lucro é classificado em bruto ou liquido. O lucro bruto é o resultado do faturamento da sua empresa subtraindo todos os custos. E o líquido é calculado considerando o faturamento menos os custos fixos e variáveis.

Entender essa diferença ajuda a mensurar os lucros e prejuízos que a organização teve no exercício de suas atividades, e ajuda a projetar o crescimento da empresa.

4. Utilize uma ferramenta de gestão: Para ter uma boa gestão financeira é fundamental utilizar algum software, pois vai ajudar a evitar erros nos cálculos e garantir informações mais confiáveis. O mercado dispõe de ferramentas com preços acessíveis e até gratuitas, como por exemplo, o Organizze.

5. Faça o acompanhamento: Mesmo com a correria do dia a dia é preciso separar um tempo para analisar cuidadosamente o financeiro do negócio. Mensalmente, analise tudo que aconteceu na sua empresa, pois além de te proporcionar uma visão geral também será possível identificar possíveis erros e pensar em ações para que não aconteça no mês seguinte.

Agora que você já sabe a importância, agora só é colocar em prática!

Se ficou alguma dúvida pode entrar em contato com a gente que teremos a maior satisfação em te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *