Gestão da pequena empresa: O que considerar em uma análise de mercado?

Pesquisa de mercado

Sabe-se que toda microempresa que vise o crescimento deve realizar, pelo menos uma vez ao ano, uma análise de mercado. Com isso, iremos te apresentar os pontos mais importantes a considerar em uma análise de mercado.

1 – O público-alvo

O primeiro ponto é o público-alvo. Em uma análise de mercado, é importante que seja possível conhecer esse público, como qual o gênero e idade predominantes, estado civil, as necessidades e opiniões, como qual produto que eles mais procuram em determinado período e porquê, o que gostariam de ver de novidade em um empreendimento como o seu, entre outros aspectos que permitam entender melhor a visão e a expectativa que o público possui em relação a sua empresa.

2 – Os concorrentes

A análise de mercado permite entender de forma mais analítica os seus concorrentes, como quais são os pontos fracos e qual o seu diferencial em relação a eles. Com isso, a empresa passa a ser guiada de forma mais assertiva e estratégica, fazendo com que ganhe mais destaque, gerando maior competitividade.

3 – O contexto

É importante também entender o contexto social, seja a cultura, a sazonalidade, a economia, entre outros aspectos. Um exemplo é o contexto pandêmico vivido em 2020, onde a situação social e econômica recorria aos meios digitais e ao delivery para funcionarem de forma ideal. Entender isso permite que sua empresa se adeque às mudanças que ocorrem no mundo e acompanhe essas mudanças, sem perder sua posição de destaque.

Além desses aspectos, existem outros a serem considerados, como a localização do seu negócio físico e a acessibilidade ao mesmo, entre outros pontos.

Gostaria de saber mais sobre como funciona a análise de mercado? Marca uma mentoria gratuita com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *