Como o Estudo de Mercado atua para o sucesso da sua empresa

Entenda como funciona a pesquisa de mercado

De forma contrária ao que é imaginado, o estudo de mercado serve tanto para novos negócios quanto para empresas que já atuam no mercado há um tempo. As mudanças nas formas de consumo acontecem de forma acelerada e, para que uma empresa tenha sucesso, é necessário entender e se adequar a tais mudanças.

Além disso, diante de um mercado cada vez mais competitivo, torna-se ainda mais difícil traçar estratégias que aumentem o faturamento da empresa e um estudo de mercado aumenta as chances de uma tomada de decisão mais assertiva. Mas afinal, como o estudo de mercado atua para o sucesso da sua empresa?

O estudo de mercado, geralmente feito através de entrevistas e/ou questionários, é feito em um nicho específico para entender o comportamento do público, como as necessidades, a capacidade de consumo, a jornada realizada até a compra, entre outras variáveis. Sendo assim, facilita a aproximação com o cliente, possibilitando a oferta de produtos ou serviços mais demandados por ele, bem como suas preferências, formas de pagamentos mais utilizadas e etc.

Esse estudo também nos mostra como a concorrência está atuando, quais são suas estratégias de vendas, quais os produtos e/ou serviços ofertados e por quais preços. Assim, essa análise da concorrência serve para que entendamos os pontos fortes e fracos do nosso concorrente, possibilitando-nos atuar com estratégias mais eficazes.

 

De forma resumida, o estudo de mercado atua para o sucesso da sua empresa das seguintes formas:

  • Dando vantagem competitiva
  • Ajudando a entender as expectativas do público-alvo em relação a sua empresa
  • Identificando as oportunidades e ameaças do seu negócio
  • Sugerindo novas formas de gestão
  • Apresentando informações reais
  • Possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva
  • Ponto de partida para a otimização de processos internos da empresa

Essas são algumas das diversas vantagens que um estudo de mercado pode proporcionar.

Para não perder as oportunidades que surgem no mercado, o indicado é que se realize esse estudo de, pelo menos, uma a duas vezes ao ano. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em te ajudar.

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