Não perca dinheiro, conheça o estudo de viabilidade econômica e financeira da JRS

viabilidade econômica e financeira

O estudo de viabilidade econômica e financeira faz uma análise mais profunda para saber se vale a pena ou não realizar um investimento, seja ele para abrir uma empresa ou até mesmo realizar a expansão de um negócio, por
isso antes de tomar qualquer decisão é necessário analisar bem esses fatores para evitar problemas maiores futuramente.
De acordo com sua necessidade o estudo de viabilidade econômica e financeira analisa o mercado e mostra se o projeto vai trazer retorno financeiro, agora se o foco é voltado para a expansão de sua empresa, o estudo dará a você possibilidade de fazer projeções e visualizar o potencial de retorno de investimento que a expansão trará, no geral o estudo vai mostrar se é viável ou não o projeto no qual se pretende fazer o investimento.
O estudo vai trabalhar com duas análises, sendo elas:

Viabilidade Econômica: É avaliado os custos e benefícios do projeto, como também permite visualizar se algo que era inviável pode mudar seu status para viável.

Viabilidade Financeira: Essa análise consiste em estimar o total de investimento necessário para colocar o projeto em prática. Para isso, são analisados alguns fatores, como capital inicial, despesas, receitas e rendimentos.

O estudo tem seu foco voltado justamente para entender toda a viabilidade de um investimento para que consiga diminuir os riscos e trazer mais clareza e segurança para o empreendedor. Por isso, são avaliados os seguintes pontos:
1. Atividade que esse capital será investido;
2. Necessidade de caixa que o projeto precisará quando estiver
funcionando;
3. Despesas e receitas esperadas para curto, médio e longo prazo;
4. Rendimento do Capital investido;
5. Rentabilidade de outras alternativas além do projeto;
6. Estimativa de lucro após superar os custos.

Não analisar um investimento pode significar assumir riscos e ter mais chances de perdas futuras, principalmente em um mercado que está em constante mudança, por isso o estudo serve como ferramenta para empresários e gestores analisarem os aspectos positivos e negativos de um projeto, a fim de tomar decisões. As decisões podem ser tanto para dar continuidade quanto para corrigir algo que atrapalha em sua viabilidade.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente, teremos maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *