Não caia na armadilha da desorganização invista no planejamento financeiro do seu negócio!

A desorganização financeira tem um impacto direto na saúde da empresa, quando não há uma preocupação com a gestão financeira isso pode gerar diversos problemas e até mesmo o risco do negócio ir à falência, pois torna mais difícil controlar os problemas financeiros e lidar com imprevistos que possam surgir no mercado.

O planejamento financeiro pode ajudar a manter seu negócio mais organizado, pois se baseia em estratégias e ações que podem ser utilizadas no dia a dia da empresa para gerenciar e ter um maior controle dos recursos financeiros visando garantir os melhores resultados. O planejamento é direcionado para que a empresa faça projeções de receitas, despesas e cenários, dessa maneira é planejado as despesas e investimentos que serão feitos nos próximos meses, assim a ideia é que a empresa se planeje antecipadamente para atender suas necessidades e utilizar os seus recursos de maneira eficiente sem que comprometa seu caixa.

O planejamento financeiro é um fator muito importante para o sucesso de uma organização, além disso, vai te mostrar como estão à saúde financeira e também os resultados financeiros projetados dos próximos meses.

Como você já entendeu a importância dessa ferramenta agora é hora de colocá-la em prática, por isso trouxemos 4 dicas para te ajudar a criar o planejamento financeiro da sua empresa:

 

  1. Faça o levantamento da situação atual da sua empresa

O primeiro passo é entender o cenário atual do negócio, por isso é necessário fazer um levantamento dos das receitas e dos custos, com isso, será mais fácil identificar possíveis problemas que demandem intervenção.

  1. Faça as projeções

As projeções devem ser feitas para receitas, despesas e gastos, através disso a empresa se guiará para o que deve fazer para está conseguindo atingir o que foi colocado no planejamento, as projeções podem ser feitas com base em dados do histórico de anos anteriores e em estimativas de mercado. 

  1. Trace o plano de ação

É preciso criar um plano de ação para atingir os objetivos determinados no planejamento financeiro, essa etapa é mais prática, pois as ações estabelecidas vai garantir que as metas sejam alcançadas.

  1. Acompanhe os resultados

Não adianta fazer o planejamento financeiro e não acompanhar os resultados mês a mês, é preciso ter um controle rígido, pois esse acompanhamento dará maior segurança para o gestor tomar uma decisão quando as coisas não saírem como o planejado.

 

É importante que as finanças do negócio sejam acompanhadas de perto e que as projeções sejam feitas de forma eficaz. Caso contrário, sua empresa estará caminhando no escuro.

 

Espero que tenha gostado do tema!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, teremos maior satisfação em te responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *