Gestão Orçamentária: 3 vantagens que só ela pode te proporcionar!

3 vantagens que só ela pode te proporcionar!

Planejar antecipadamente já se provou um diferencial importante para a saúde de toda e qualquer empresa. No meio de tantas incertezas, o plano financeiro ajuda o empreendedor a utilizar melhor os recursos, seja pela definição de metas e objetivos até a parte mais prática de organizar as finanças e o orçamento para executar o que foi planejado. Ele acaba funcionando como um mapa que vai guiar a pessoa para traçar e conquistar metas e sonhos dentro do negócio.

O plano financeiro é uma ferramenta que auxilia na avaliação da realidade na qual a empresa estará inserida, com o intuito de amenizar as incertezas relacionadas à instabilidade econômica.

É ESSENCIAL SABER DE QUE FORMA ELA ATUARÁ EM DETERMINADAS SITUAÇÕES E A MELHOR MANEIRA DE CONTORNAR EVENTUAIS CIRCUNSTÂNCIAS QUE SURJAM NO CAMINHO.

De forma ideal, o plano financeiro apresenta uma projeção de como a empresa se comportará em um determinado período de tempo, levando em consideração cenários determinados pelo contexto e nichos de mercado nos quais está inserida. Tendo a possibilidade de inibir os erros, amenizar a insegurança e minimizar riscos financeiros. Caso a empresa já exista, ele é estruturado a partir de dados coletados dela mesma. No entanto, se o negócio ainda não existir, ele será embasado em projeções, dados do mercado e as aspirações dos responsáveis.

A viabilidade do negócio também pode ser determinada através da criação de um plano financeiro antes da existência do negócio. Ele será capaz de entregar estimativas de lucratividade e, através de indicadores, também é possível estimar quando a empresa terá retorno, bem como se realmente há realmente viabilidade para abertura do negócio. Dessa maneira, a probabilidade de entrar em uma jornada fracassada reduz de forma exponencial e significativa.

Os riscos de desconsiderar essa ferramenta podem levar ao descontrole do endividamento, mau aproveitamento de oportunidades, má avaliação da sustentabilidade do negócio e a até a possível falência. Por isso, é essencial que o negócio possa contar com um bom plano financeiro, preferencialmente feito por consultores que auxiliem na análise dos dados.

Então, você agora está mais confiante para dar o próximo passo ? Ainda ficou alguma dúvida então entre em contato com a gente, agenda uma conversa que nós podemos te ajudar a dar esse passo e solucionar suas dúvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *