OKR: Saiba como colocar essa metodologia em prática na sua empresa

Para a empresa ter uma gestão eficaz é necessário acompanhar seus resultados para assim verificar se está alcançando seus objetivos ou não, e a partir daí traçar estratégias para implementar no negócio. 

O OKR é uma metodologia que auxilia na definição de metas dentro de uma empresa, por isso os objetivos devem estar alinhados com o que a empresa espera atingir. Em todo OKR precisa ter objetivos estratégicos, resultados chaves e metas mensuráveis e todas as pessoas que fazem parte da empresa precisam estar cientes.

Por isso, trouxemos 5 passos para você implementar a metodologia na sua empresa.

1. Defina os objetivos estratégicos:

É necessário fazer uma análise da visão da empresa e verificar o que ela deseja alcançar, vale lembrar que esses objetivos precisam ser alcançáveis, pois se for algo muito distante do que a empresa realmente consiga, pode acabar desmotivando as pessoas. 

2. Defina metas e as métricas dos resultados chaves:

As metas são o que a empresa espera alcançar em um determinado período, por isso devem estar alinhadas aos objetivos que a empresa definiu. As métricas ajudarão a indicar se a empresa está alcançando ou não as metas estabelecidas.

3. Estabeleça um prazo para seu OKR:

As metas do OKR não podem ser longas demais, pois pode acabar prejudicando o acompanhamento e a eficiência, principalmente em empresas que estão utilizando essa metodologia há pouco tempo. Por isso, estabeleça prazos mais curtos como a cada trimestre.

4. Acompanhe os resultados:

O acompanhamento constante garante que você verifique se o resultado está sendo atingindo ou não, além disso, permite traçar estratégias para garantir alcançar as metas estabelecidas.  

5. O OKR precisa estar visível:

A transparência é essencial para ter uma estratégia bem sucedida com a metodologia, por isso deve ser de fácil acesso para os colaboradores e todos devem estar cientes dos objetivos da organização e da importância do que precisam fazer.

Quando a metodologia OKR é bem construída a empresa consegue ver os resultados e a sua evolução, os colaboradores se engajam mais e tem uma visão mais clara do que está sendo feito e o que pretende atingir com isso, a empresa consegue ser mais competitiva no mercado, devido a sua estruturação interna e com pessoas de alto desempenho. Além disso, há a possibilidade de transformação cultural na empresa com foco em resultados.

 

Entendeu a importância da metodologia OKR? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Basta deixar sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *