O mapa que pode mudar a produtividade dos processos na sua empresa

Nas organizações ainda é comum que algumas empresas não seguem um padrão de execução dos seus processos, ou seja, cada um executa do seu jeito e isso acaba gerando em desconhecimento dos processos dos setores, falhas na produção ou execução de atividades e resultados insatisfatórios.

Para mudar essa realidade é necessário buscar um método para gerenciar os processos da empresa, o mapeamento de processos se torna indispensável, pois através dessa ferramenta é possível mapear os processos de execução, descrever as atividades e fluxos de trabalho, além disso permite visualizar os eventos que geram o resultado final. 

O mapeamento de processos é muito importante para a gestão e organização do negócio, pois torna os processos mais eficazes, além disso, auxilia na padronização, descoberta de falhas que antes não eram percebidas e na verificação de oportunidades de melhorias. 

Por isso, trouxe alguns benefícios de realizar o mapeamento de processos na sua empresa: 

  • Identifica problemas na produção;
  • Maior agilidade no alcance dos resultados;
  • Melhor adequação dos potenciais dos funcionários;
  • Estima os recursos necessários, como: mão de obra, insumos e tempo necessário para produção, ou seja, uma prevenção quanto à falta de recursos.
  • Descrição das atividades relacionada à etapa de cada processo
  • Elimina o retrabalho; 
  • Melhora da produtividade.

A partir do mapeamento o gestor consegue ter conhecimento mais amplo de como aconteciam os processos na sua empresa e quais são seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, com esses dados em mãos fica mais fácil traçar um plano de ação a fim de resolver os gargalos.

Quando o gestor não utiliza esse método na sua empresa ele corre o risco de não ter o conhecimento de como está fluindo as ações e isto atrapalha o crescimento da organização de forma organizada, sem o mapeamento seu negócio pode ter custos desnecessários, desorganização interna, má divisão de tarefas entre os funcionários e etapas com baixa produtividade. 

Então, para evitar esses problemas você precisa conhecer as etapas que envolvem o mapeamento de processos, são elas: 

  • Definir qual processo será mapeado e qual metodologia/ferramenta que será utilizada;
  • Definir o grau de detalhamento do mapeamento e as informações necessárias;
  • Levantamento das informações através de entrevistas, reuniões, observação de campo (observar a execução do processo/atividade);
  • Validação do mapeamento. 

Para que a empresa cresça de maneira organizada é essencial identificar os pontos de melhorias na produção, essa prática ajuda a otimizar as atividades que têm impacto no produto final e proporciona os melhores resultados. 

Ficou com alguma dúvida, podemos te ajudar passando mais informações!

Nos deixe uma mensagem que estaremos entrando em contato. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *