Por que é tão importante investir na qualidade de vida dos funcionários?

Já faz algum tempo que as empresas têm desenvolvido algumas ações voltadas para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Isso ocorre em razão dos benefícios de uma boa qualidade de vida no trabalho ofertado pela empresa a seus funcionários e, em alguns casos, às suas famílias também.

Assim, promover um ambiente saudável para que os colaboradores desenvolvam suas tarefas com excelência envolve os diferentes atores do processo. É preciso que tanto a força produtiva quanto os gestores e a direção estejam alinhados e compartilhem a mesma busca.

Essas práticas trazem benefícios tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Mas você sabe quais benefícios são esses? Continue a leitura e descubra!

O que é a qualidade de vida no trabalho?

Com a busca desenfreada pelo aumento dos números a qualquer custo, muitos empresários forçam suas equipes até o limite da saúde física e da saúde mental. Nesse contexto, a relevância da gestão de pessoas ganha cada vez mais importância.

Interferir no relacionamento funcionário-patrão nem sempre é fácil, mas cabe ao gestor de RH demonstrar que a produtividade não só aumenta quando há qualidade de vida, como o ambiente do escritório se torna melhor e os funcionários trabalham felizes.

Enfim, a qualidade de vida no trabalho é a soma da satisfação do trabalhador com a função que ele desenvolve e com o ambiente em que ele está inserido. Então, dar atenção aos diferentes aspectos é fundamental.

Por que investir na qualidade de vida dos funcionários?

Investir na qualidade de vida no trabalho é plantar para colher os benefícios dessa prática. Quando se diminui o stress e as cobranças são feitas de forma respeitosa, os funcionários administram melhor os conflitos, respeitam os prazos e sentem-se motivados. Isso reflete na diminuição do absenteísmo e nos atrasos.

Muitos funcionários que não encontram base de apoio no RH sentem-se reprimidos e acabam se fechando, passando a não contribuir para o crescimento da organização. Saber ouvir o colaborador e dar liberdade para que ele se manifeste sem medo de censura ou represálias é criar um ambiente efervescente de ideias.

O cuidado da empresa com o empregado é incentivo e, ao mesmo tempo, um instrumento de produtividade, pois com as condições ideais para desenvolver suas atividades, os funcionários terão um aumento de performance.

Trabalhar em condições ideais potencializará as habilidades e fará com que o foco seja exclusivo no serviço. Dessa forma, a qualidade da entrega não será prejudicada por questões como um ambiente insalubre, falta de comunicação, entre outros.

Quais medidas a empresa pode tomar?

Como foi mencionado, a qualidade de vida dos funcionários é uma responsabilidade compartilhada. Ou seja: é preciso que eles tenham consciência do que precisam para se sentirem bem, além de terem a atitude de executar o que for necessário.

Do ponto de vista da empresa, algumas ações podem contribuir para que o colaborador encontre seus objetivos e possa melhorar sua rotina. Veja algumas dicas importantes a seguir.

Aumento da produtividade

Um funcionário satisfeito rende muito mais em seu trabalho em relação àquele que não se sente bem dentro da empresa. Isso se deve ao fato de os colaboradores reconhecerem a preocupação da organização com sua saúde e valorizam isso, estando dispostos a retribuir o que a empresa faz pelo bem-estar das pessoas.

O aumento da produtividade é facilmente percebido no ambiente empresarial, seja por meio de números (como aumento de vendas, por exemplo) ou da postura apresentada pelo trabalhador, demonstrando mais motivação e dedicação para executar bem uma atividade.

Retenção de talentos

O salário deixou de ser o principal atrativo para as pessoas no momento de escolher para qual organização prestará seus serviços, dando espaço para a valorização dos benefícios oferecidos, clima organizacional, oportunidade de crescimento e qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, dificilmente os colaboradores trocarão sua empresa pela concorrente se estiverem satisfeitos com o ambiente organizacional.

Além disso, os profissionais começam a investir em capacitações para poder crescer na empresa e continuar inseridos em um ambiente que valoriza seus recursos humanos.

Redução do índice de absenteísmo

A partir do momento que a saúde do funcionário está melhor e a empresa se preocupa em monitorá-la, o número de faltas justificadas por doenças começam a diminuir. A empresa também se beneficia com os custos reduzidos relacionados às doenças ocupacionais e afastamentos causados por problemas de saúde apresentados por seus empregados, por acidentes internos ou até mesmo devido a conflitos interpessoais.

Melhoras na imagem da empresa

Qualquer ação que a empresa realiza reflete em sua imagem. Sendo assim, a organização também precisa vender sua imagem em seu círculo de atuação (clientes, funcionários, fornecedores, sociedade, investidores, governo) para poder se beneficiar e atrair mais investimento e talentos.

Essa divulgação das boas ações é feita pelos próprios funcionários que se sentem satisfeitos no trabalho e acabam por recomendar para outras pessoas por meio da propaganda boca a boca, despertando a curiosidade de muitos profissionais e tornando a empresa mais atrativa.

Além da realização das atividades citadas acima, a empresa também deve estar atenta à alimentação dos profissionais para poder melhorar a qualidade de vida de todos. A comida balanceada nos restaurantes é muito importante de ser oferecida, pois traz diversos benefícios à saúde e previne doenças. Você pode optar por contratar uma empresa terceirizada caso não tenha os recursos necessários para oferecer uma alimentação de qualidade, assim como pode ser feita uma conscientização nos colaboradores para mostrar a importância da boa alimentação.

E então, entendeu por que é tão importante investir na qualidade de vida dos funcionários? Que tal compartilhar esse post em suas redes sociais para divulgar a importância de oferecer esse benefício? Compartilhe agora mesmo e comece a investir na saúde de seus colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *