Quais são os benefícios de ter um time engajado?

4 dicas para te ajudar a colocar em prática na sua empresa .

Quando a empresa tem um time engajado significa dizer que eles acreditam nos valores e objetivos do negócio, o que leva a desempenharem suas tarefas com entusiasmo e comprometimento visando gerar os melhores resultados. Além disso, o time engajado sente orgulho em trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada aos seus princípios. Por isso, as organizações que entendem a importância e motivam seus colaboradores têm mais chances de garantir a satisfação, melhorar a produtividade e de ser competitivo no mercado.

 Aqui estão os benefícios de ter um Time Engajado:

  • Tem metas e objetivos bem alinhados, por isso encaram os desafios propostos buscando entregar os melhores resultados;
  • Estabelece práticas para reduzir erros durante uma atividade para que assim consiga entregar um trabalho de qualidade;
  • Os colaboradores disseminam uma imagem positiva da empresa, assim consegue fortalecer a empresa no mercado;
  • Há uma redução dos custos em relação a novas contratações, pois com um time satisfeito e motivado a empresa consegue manter seus talentos.

A verdade é que o comprometimento, entusiasmo e a energia do time são primordiais para o desenvolvimento da organização, pois quando isso é trabalhado efetivamente há uma melhor colaboração no ambiente de trabalho para atingir a eficácia. 

Dicas que vão te ajudar a engajar a equipe

Ensine a cultura da empresa:

É importante que todos os membros saibam da história, da missão e dos valores da empresa, mas que, além disso, enxerguem o propósito e compartilhe desses ideais, isso pode ser feito em reuniões ou até mesmo palestras.

Estimule o feedback:

Estimular uma cultura de feedbacks é essencial, pois quando existe essa prática os membros ficam mais confortáveis para sugerir ideias de melhorias e de também receberem feedbacks, através disso é possível visualizar os resultados que estão sendo atingidos com a mudança de estratégias e até mesmo a motivação de superar as expectativas previstas anteriormente.

Um exemplo seria quando o gestor parabeniza o colaborador pelo resultado alcançado e também mostra que ele tem condições e meios para melhorar a atividade executada. Além de deixar claro que reconhece seu esforço, ainda estimula o colaborador a desenvolver soluções estratégicas.  

Valorize o bom desempenho e os recompense:

Manter uma boa gestão de benefícios é indispensável, então presenteá-los com benefícios extras, oferecer cursos de capacitação para que estejam se aprimorando em questões profissionais, proporcionar dias de folga, essas são algumas formas de reconhecer e presentear os membros.

Estimule o plano de carreira:

Mostre aos membros quais caminhos eles podem trilhar na empresa, quais comportamentos e habilidades precisam desenvolver para chegar a níveis mais altos, isso vai fazer com que eles se esforcem cada vez mais para melhorar o seu desempenho.

 

Se interessou pelo assunto ou por algum dos temas abordados? Nosso blog está recheado de textos sobre assuntos de Pessoas, mercado, marketing, mapeamento e otimização, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *