6 Estratégias de para Reter Talentos nas Empresas

Você sabe o que é retenção de talentos? De uma forma mais simples nada mais é do que um conjunto de ações adotadas pela empresa que ajudam a tornar o ambiente organizacional mais atrativo para os profissionais. Sendo assim; o RH traça toda a jornada do colaborador, pois sabem a importância de preservar aquelas pessoas que possuem competência profissional, que apresentam valores em comum com a empresa, e que possuem influência no engajamento da equipe e dos clientes.

Razões para adotar estratégias de retenção de talentos:

A primeira razão para adotar tais práticas de retenção é limitar o prejuízo de um alto turnover (rotatividade de funcionários) nas empresas. Todos sabemos que a demissão custa caro, gerando diversos custos, e dependendo se a área precisar de algum tipo de capacitação. Sendo assim; é natural o desenvolvimento de ações para evitar as demissões.

Além disso a  maior ativo das empresas são as pessoas, sem elas seria impossível girar os processos internos e externos para chegar as entregas/o produto final, e para isso é preciso ter uma ótica precisa em relação a jornada dos colaboradores. Segundo ,o Credit Suisse (Banco Suiço de investimentos), no qual 73% dos empregados afirmam que têm tudo de que precisam para trabalhar com eficiência. O que reflete que eles sabem onde trabalha, acreditam na empresa e se asseguram a ela.

O pagamento do salário no fim do mês não será o suficiente para reter o colaborador da melhor maneira, pois é preciso que ele se sinta pertencente àquele lugar, acolhido e motivado, podendo afetar diretamente na sua produtividade, o que gerará retorno para o negócio. Ou seja, a qualidade de vida, a experiência, o aprendizado e a oportunidade de crescimento são fundamentais para os profissionais e, muitas vezes, mais importante do que a proposta salarial. Uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, descobriu que um profissional talentoso é 400% mais produtivo do que um colaborador comum. Em trabalhos com um nível de complexidade maior, o número pode chegar a 800%. O que respalda o que citamos no início do parágrafo e foca ao ressaltar a distinção de um profissional talentoso, ou seja, precisamos reconhecer quais são eles na organização, mas o primeiro passo deve ser valorizar os funcionários, levando-o a realizar um trabalho mais eficiente.

  • Quais Estratégias Usar?

Agora veja estratégias para aplicar em seu negócio.

1. Estruture um programa de gamificação e Reconhecimento

Todo mundo gosta de ter suas habilidades reconhecidas! E isso não é diferente para grandes talentos. O desafio é saber como deve ser feito esse reconhecimento. Por isso, é interessante entender quais são os seus gatilhos de satisfação.

Algumas pessoas gostam de receber mais responsabilidades, outras acham interessante quando seu bom trabalho é citado e referenciado. Procure entender quais mecanismos fazem esse indivíduo se sentir mais motivado e invista neles.

2. Posicione os colaboradores de acordo com as suas aptidões e Construa um plano de carreira

Uma remuneração adequada e justa é essencial, mas não suficiente – os profissionais desejam oportunidade de crescimento e qualidade de vida.

Investir em um plano de cargos e salários permite que o profissional vislumbre as possibilidades e vantagens de permanência na empresa, não somente em termos de remuneração e benefícios, mas também de desafios e reconhecimento.

3. Crie uma cultura de feedback

Promover uma cultura de feedbacks é essencial para o bom andamento dos trabalhos de toda a organização.

É função dos gestores avaliar e orientar o desempenho dos seus colaboradores, mostrando a eles as atitudes de excelência e o que precisa ser melhorado para que a organização e o próprio profissional possam continuar crescendo.

É importante dar feedbacks para o time e, também, encontrar um tempo para conversar diretamente com cada colaborador. Para o segundo caso, as avaliações de desempenho individuais são indispensáveis, pois fornece um panorama individual do desenvolvimento do profissional.

4. Invista em um ambiente de trabalho agradável

Um bom ambiente de trabalho é uma medida básica para uma empresa que deseja atrair e reter talentos.

Um ambiente de trabalho agradável é construído tanto no plano físico quanto psicológico, por isso, é fundamental investir em um espaço arejado, climatizado, em mobília confortável e tecnologia de última geração. Além disso, o clima organizacional deve ser marcado por leveza e relacionamentos saudáveis.

Para criar um ambiente agradável a nível psicológico e social, é importante desenvolver programas que incentivem a interação entre as equipes, como happy hours, grupos de corrida, premiação do membro do mês e comemorações de aniversário.

5. Seja Flexível

Entender as reivindicações do colaborador pode ser o necessário para mantê-lo na equipe. Sabendo disso, seja o mais flexível possível com os talentos que aparecerem em seu caminho. Veja do que é possível abrir mão para que eles se mantenham no quadro de funcionários.

Às vezes, é melhor perder um pouco hoje e ter a garantia de que o talento estará com vocês do que perdê-lo para a concorrência por causa de uma falta de abertura maior.

6. Melhorando as comunicações internas

Por mais que não pareça um ponto diretamente ligado, ele faz muita diferença na retenção. Isso porque uma comunicação errônea e confusa pode gerar gargalos entre os setores. Sabe aquela situação de “telefone sem fio”? Isso pode ser um desmotivador para muita gente.

Dessa forma, acaba sendo necessário um sistema que efetive toda e qualquer comunicação na empresa. Alguns softwares, como o Slack ou o Microsoft Teams, podem ser do que sua organização precisa para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *