Livro Diário: entenda o que é e porque tão importante

 

Você já ouviu falar em Livro Diário? O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia. Sendo instituído pelo Decreto-Lei 486 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567. A escrituração do Diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade. Todas as empresas, independentemente do seu porte ou tipo societário, são obrigadas a efetuar escrituração contábil.

  A importância do livro diário

Muitos empresários ainda não se deram conta, mas poderiam evitar uma série de problemas caso dessem a merecida importância à escrituração contábil de sua empresa.

Sendo assim, a escrituração dos livros contábeis não pode se resumir em apenas registrar todos os fatos que modificaram a estrutura patrimonial de sua empresa. Afinal, a principal utilidade desses dados é gerencial, e sua correta aplicação pode ser um diferencial para que a sua empresa consiga vencer a concorrência de mercado.

O que deve conter no livro diário?

O Livro Diário  precisa atender a determinadas exigências e formalidades. Veja algumas delas:

Termo de abertura

Deve informar a que se destina o livro, a empresa à qual ele pertença, o endereço da sede, o número de CNPJ, número de ordem, quantidade de folhas, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no Órgão de Registro estipulado.

Escrituração

São registrados os fatos contábeis com a data da operação, títulos das contas de débito e crédito, seus respectivos valores e histórico com algumas informações sobre o registro, como o número da nota fiscal.

DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) descreve as operações contábeis em determinando período, apurando se a empresa teve lucro ou prejuízo, através das contas de resultado.

Balanço patrimonial

O Balanço Patrimonial informa a situação patrimonial da empresa ao final de um exercício. Nele são descritos todos os bens, direitos e obrigações de uma empresa.

Demonstração do Resultado Abrangente

A Demonstração de Resultados Abrangentes é uma importante ferramenta de análise gerencial.

Respeitando o princípio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio líquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira “incerta”, uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo, sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.

Passou a ser obrigatória de acordo com a Resolução CFC nº 1.185/09 e o CPC 26 mesmo não sendo prevista na Lei nº 6.404/76.

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

É a demonstração que substituiu a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA). Assim, todas as informações que faziam parte da DLPA passaram a compor a DMPL.

A DMPL demonstra todas as movimentações ocorridas no patrimônio líquido da organização em determinado período, além da formação de todas as reservas.

Antes de entrar em vigor a Resolução n.º 1.185/2009, as empresas não eram obrigadas a publicar a DMPL, no entanto ela passou a fazer parte do conjunto de demonstrações de divulgação obrigatória.

Demonstração dos Fluxos de Caixa

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.

Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios, a DFC é uma demonstração dinâmica e deve ser incluída no Livro Diário.

Notas explicativas

É obrigatório informar nas notas explicativas os critérios utilizados na avaliação do patrimônio da empresa, principalmente estoques, cálculos de depreciação, amortização/exaustão, provisões para encargos ou riscos, entre outros.

Devem ser apresentados os investimentos, aumento de valores de ativos, ônus reais, taxas de juros, datas de vencimentos de obrigações e compras de ações.

Também é necessário detalhar ajustes de exercícios anteriores e eventos subsequentes que ocorreram após a data de encerramento do período e que podem afetar a situação financeira da empresa.

Termo de encerramento

Indica a finalidade do livro, o número de ordem, o número de folhas e a empresa a que ele pertence.

Autenticação

O livro Diário deverá ser autenticado no órgão competente do Registro do Comércio, e quando se tratar de Sociedade Simples ou entidades sem fins lucrativos, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.

Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo na forma digital, autenticado pelo registro público competente, deve ser mantido pela entidade.

A entidade é  responsável pelo registro público de livros contábeis em órgão competente e por averbações exigidas pela legislação de recuperação judicial, sendo atribuição do profissional de contabilidade a comunicação formal dessas exigências à entidade.

Qual a diferença entre Livro Diário impresso e digital?

A finalidade dos dois é a mesma, porém o que os diferencia é que o Livro Diário digital lhe traz uma comodidade e facilidade maior para realizar e controlar na Junta Comercial os registros de operações contábeis. A ideia é, dentro em breve, que todos os livros impressos sejam substituídos pela versão digital.

Atualmente o livro diário digital deve ser entregue no formato exigido pela Receita Federal (ECD – Escrituração Contábil Digital), via ambiente Sped, e é obrigatório para empresas enquadradas no regime do Lucro Real, Lucro Presumido e Terceiro Setor (consulte legislação para verificar exceções).

Quais as principais vantagens?

Estar em dia com todos os processos administrativos e contábeis da sua empresa é ter um diferencial enorme, estar vários passos a frente do seu concorrente. Ao adotar o procedimento de escrituração contábil, com certeza, a sua empresa será privilegiada com diversas vantagens. Entre elas, as mais comuns são:

  • Organização dos processos administrativos;
  • Minimização dos problemas com o governo;
  • Segurança nas recuperações judiciais e administrativas;
  • Aperfeiçoamento do poder de tomada de decisão.

Neste post, observamos que a escrituração contábil é uma ferramenta imprescindível a qualquer negócio. Por isso, se você deseja implantar um planejamento financeiro eficiente em sua empresa, faz-se necessário adotá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *