Entenda o Pix, novo serviço de pagamento instantâneo pode facilitar operações da sua empresa.

O Banco Central oficializou o lançamento do novo meio de pagamentos instantâneo, chamado de Pix, que vai permitir que transferências de dinheiro entre contas correntes sejam feitas em até dez segundos.
Assim as transações poderão ser feitas de forma rápida e segura, sem limite de horário, em qualquer dia do ano e com o valor disponível imediatamente na conta do recebedor. Isso é possível porque na plataforma as transferências irão ocorrer diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário que recebe o valor, sem a necessidade de intermediários.

O Pix permitirá transações entre pessoas físicas e empresas, somente entre empresas e entre pessoas físicas e o governo (no caso de pagamento de tributos). As instituições com mais de 500 mil clientes serão obrigadas a oferecer o Pix como alternativa de pagamento.

Funcionamento da Plataforma

A partir do dia 5 de outubro os brasileiros já poderão cadastrar o método de identificação de sua preferência para receber o PIX.
Para usar o PIX, os pagadores poderão iniciar a operação por pelo menos duas formas diferentes:
1. Com a utilização de chaves ou apelidos para a identificação da conta transacional, como o número do telefone celular, o CPF, o CNPJ; endereço de e-mail; ou EVP (número aleatório gerado pelo sistema, para quem não quiser dar um dos dados acima);
2. QR Code (estático, usado em múltiplas operações; ou dinâmico, utilizado em apenas uma)
O PIX dispensa o uso de cartões de débito, folhas de cheque, cédulas e maquininhas. A plataforma, contudo, não substituirá cartões de crédito, cuja operação não será modificada ou incluída na plataforma.
Somente podem movimentar as contas os titulares. Por exemplo, se o pai quiser que o filho possa movimentar a conta pelo PIX, ele deve cadastrá-lo como titular dessa conta e dar a ele uma chave para endereçamento. Não há a figura do dependente, como no caso dos cartões.

Custos para utilização do PIX

A operação do Sistema de Pagamentos Instantâneos não objetiva lucro e vai permitir a cobrança de tarifas apenas para ressarcir os custos necessários para a operação do sistema. A expectativa do Banco Central é de que a tarifa fique em torno de um centavo para cada 10 mensagens de pagamentos instantâneos liquidadas. Pessoas físicas, contudo, serão isentas de qualquer taxa.

Vantagens do PIX para o seu negócio

Uma das grandes vantagens da utilização do PIX será a entrada mais rápida de dinheiro no caixa da empresa. Os valores recebidos pelas vendas ficarão disponíveis instantaneamente, diferente do que acontece com os pagamentos realizados com cartão de crédito, por exemplo. Facilitando também a gestão do fluxo de caixa da empresa.
O comerciante, por exemplo, poderá criar um QR Code sempre igual para compras no mesmo valor, chamado pelo BC de QR Code estático, ou gerar um QR Code diferente para cada transação, para o caso de ter mais possibilidades de preços e produtos. A opção foi chamada pelo BC de QR Code dinâmico.
Espera-se também que a diminuição no número de intermediários na cadeia de pagamentos traga também uma redução nas despesas financeiras da empresa.
Por fim, os gestores terão também uma maior facilidade nas contas a pagar da empresa. Os boletos de fornecedores, por exemplo, poderão ser pagos a qualquer hora do dia, evitando assim multas por atrasos. Assim todos os tipos de pagamento e transações poderão ser realizados de forma rápida e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *