Marketing online e offline: como integrar as ações de marketing da sua empresa

Aprenda como combinar as características desses dois tipos de estratégias e garanta as melhores ações de marketing para o seu negócio

Grande é a discussão em torno da adoção do marketing online ou offline, pois enquanto uns alegam que o offline está com seu prazo de vida expirado e que o online é o aliado ideal para atrair mais clientes para o seu negócio, outros acreditam no contrário disso tudo. Mas será que adotando um tipo de marketing, obrigatoriamente, você precisa descartar o outro?

Sim, caros amigos, é possível que essas duas estratégias consigam andar lado a lado, não há motivo para pânico, a adoção de ações de apenas um tipo de marketing não significa que você deve abrir mão do outro. Não apenas isso, as duas estratégias, juntas, formam uma dupla perfeita para captação de novos clientes para seu negócio. Ficou curioso? Então continue lendo nosso post que iremos te contar tudo sobre os benefícios de integrar as ações desses dois tipos de marketing.

Seja qual for a decisão tomada por sua empresa, qualquer estratégia de sucesso é baseada na realidade da empresa, do cliente e do mercado em que está inserida. Um cenário ideal, podemos afirmar, é quando uma empresa consegue investir tanto na comunicação online das suas campanhas, quanto trabalhar de maneira complementar suas ações offline.

Marketing Offline

O marketing offline ainda é a forma mais tradicional de marketing. Suas ações consistem no uso de ferramentas diversas para promoção e disseminação de produtos e serviços da empresa. Entre os recursos utilizados nesse tipo de estratégias estão: panfletos, folders, propaganda impressas como em jornais e revistas, propaganda em rádio e televisão, anúncio em outdoor, entre outros.

Mesmo com o surgimento da internet, o marketing offline ainda é expressivamente utilizado. Para que as ações do seu negócio sejam assertivas no marketing offline, é preciso que a criatividade seja algo extramente explorada, por exemplo, apostando em produtos cuja embalagem se destaque dos seus concorrentes e que o público se conecte com sua marca.

Marketing Online

Aqui o marketing online tem os mesmos objetivos do marketing offline, promover e disseminar produtos e serviços do seu negócio. No entanto, as ferramentas e recursos utilizados serão outros, visto que todas as estratégias são aplicadas no meio digital, como por exemplo: links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, chamada de vídeo no Youtube, entre outros.

As estratégias online têm ganhado destaque devido a algo bem simples de entender, o retorno sobre o investimento (ROI) desse tipo de ação de marketing, geralmente, é muito alto. Basta possuir o conhecimento necessário para colocá-las em prática de maneira mais assertiva e não precisará gastar tanto para conseguir o resultado que deseja, pois todas as ações do marketing online serão direcionadas para o seu público-alvo específico.

Conheça a realidade da sua empresa

Sabendo disso tudo, o ideal é que você consiga desenvolver um plano de ação que faça sentido para o marketing do seu negócio. Para isso, você precisa compreender as suas necessidades fazendo um estudo da sua empresa e do mercado em que está inserida, colhendo informações importantes para melhor definir a estratégia que será adotada.

A seguir nós iremos te apresentar algumas medidas importantes que podem te ajudar nessa tarefa:

Analisando o ambiente interno e externo

Primeiramente, você precisa entender o ambiente em que sua empresa está inserida. Isso é possível através de uma boa análise, o que também te dará insumos para compreender qual é o seu papel nesse ambiente.

Internamente, é preciso que algumas indagações sejam feitas: Qual é a sua missão na sociedade? Quais são os seus valores? De que forma sua empresa atende aos anseios da sociedade? Por meio dessas questões você poderá refletir como deve ser a forma que sua empresa se comunica.

Quanto ao ambiente externo, aqui será preciso realizar um processo de comparação da sua empresa com outras do mesmo segmento. É através do benchmarking que podemos descobrir quais as estratégias e boas práticas utilizadas pelos concorrentes que podem trazer resultados para nossa empresa, sempre adaptando à nossa própria realidade.

Pesquisa de mercado

Entender sua empresa e o mercado de atuação não é suficiente, também é fundamental, por meio de uma boa pesquisa com seu público-alvo, entender melhor seu gosto, necessidades, experiência com a empresa, entre outras características.

Por meio desse tipo de pesquisa você terá informações relevantes o suficiente para te ajudar a definir qual será a melhor estratégia para se comunicar com seu público. Tal pesquisa pode ser realizada através de metodologias especificas, como o NPS (Net Promoter Score) ou com ajuda de uma empresa de consultoria especializada nisso, como a JRS Consultoria.

Aposte na combinação das duas estratégias

Como você deve ter percebido, cada caso tem sua peculiaridade e é no perfil da sua empresa e do seu público-alvo que você precisa pensar antes de decidir por investir no marketing online ou offline. No entanto, num cenário ideal, é interessante que as duas formas de fazer marketing possam ser integradas e andem juntas.

A cada dia fica mais claro como os canais de mídia offline (televisão), por exemplo, estão cada vez mais interativos com outros canais online, como redes sociais, sites e aplicativos.

Existe pesquisa que demonstra o quanto os clientes interagem, sem problemas aparentes, com esses dois mundos. Como é o caso das pessoas com acesso a internet que pesquisam online antes de efetuar a compra numa loja física. Sua empresa pode e deve se aproveitar desse tipo de informação para criar oportunidades onde consiga alcançar seu público-alvo através do marketing online e offline, simultaneamente.

Ficou claro as diferenças entre essas duas estratégias de marketing? Caso ainda fique alguma dúvida ou você já tenha tomado a decisão de investir no marketing da sua empresa, teremos o maior prazer de te ajudar nisso.

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