Plano de Negócio: 5 motivos pelo qual você deve ter um!

Que tal saber um pouco mais sobre plano de negócio e entender de uma vez por todas o porquê você pode precisar de um se quiser empreender com sucesso!

Que tal saber um pouco mais sobre plano de negócio e entender de uma vez por todas o porquê você pode precisar de um se quiser empreender com altas chances de sucesso!

plano de negócio

Plano de Negócio! Esse é o tema do nosso texto de hoje!

Ao final do texto, você saberá:

  • O que é o plano de negócio;
  • 5 motivos extraordinários que vão te mostrar a importância de possuir um;
  • Como você pode obter suporte para desenvolver um Plano de negócio com excelência.

Então, vamos lá!

No mundo do empreendedorismo, muitos se fala sobre a importância de estabelecer um plano de negócio.

Até mesmo empresas de cunho mais inovador, que trabalham com mercados novos e de forma flexível, como o caso de muitas start-ups reconhecem a necessidade em possuir esse planejamento geral da operação da empresa.

O motivo disso? É inegável como empreendedores obtêm mais sucesso quando possuem uma estratégia clara.

Não é a toa que a falta de planejamento é um dos fatores mais presentes em empresas que fecham as portas, segundo pesquisas do Sebrae.

Mas antes… o que é exatamente um plano de negócio?

O Plano de Negócio

Um Plano de Negócio pu PN como gostamos de chamar, é um documento que descreve os objetivos e análises do mercado de um negócio e quais passos, dentro das circunstâncias desse mercado, devem ser dados para alcançar esses objetivos, além de projeções futuras sobre o andamento do negócio, assim, o PN é capaz de diminuir incertezas e promover ao empreendedor mais segurança sobre como atuar.

Agora que você sabe a definição do que é um plano de negócio, vamos te mostrar 5 boas razões pelas quais você não pode deixar de ter um se quiser ter sucesso nos negócios!

Ahh… Você irá perceber que nossa lista estará pautada em 2 palavras: prevenção e segurança. Fatores essenciais para quem deseja começar a empreender com o pé direito.

5 motivos para desenvolver um plano de negócio:

1 – Por a ideia no papel, antes de tira-la do papel

Permite avaliar a empresa do ponto de vista…

Mercadológico: se há mercado para o produto/serviço a ser proposto, ou como o público alvo se comporta e como acessa-lo;

Técnico: o que é necessário para produzir ou executar o produto ou serviço em questão e como funcionará.

Financeiro: custos fixos e variáveis do negócio, taxa de payback, planejamento financeiro, rentabilidade e etc.

Jurídico: quais os procedimentos de tributação e regulamentação necessários e barreiras jurídicas a serem enfrentadas para abertura do negócio.

Organizacional: como deverá ocorrer toda a gestão da empresa, desde sua setorização até o acompanhamento da estratégia.

2 –  Check-list de recursos necessários

Ter em mente todos os recursos, sejam eles de infraestrutura, softwares e até mesmo capital intelectual para que a empresa possa rodar e o qual será o  capital necessário para implantação e manutenção de todos esses recursos e se isso está de acordo com as previsões de rentabilidade do negócio.

Saiba mais: Como entender e se antecipar ao mercado!

3 – Riscos e Oportunidades calculados

Como foi dito anteriormente, conter informações a cerca do mercado em que a empresa está inserida e principalmente sobre o seu público é essencial, por quê?

Pois é a partir disso que o empresário poderá saber com antecedência as dificuldades que irá enfrentar e como lidar com  elas!

É completamente normal possuir inseguranças ao começar um novo negócio, é certo que problemas aparecerão, mas já pensou em prevê-los antes mesmo que aconteçam?

Além do mais, também será possível reconhecer oportunidades que possam impulsionar o seu empreendimento

4 – Previsões e Simulações

É conhecendo bem o mercado em potencial e possuindo um bom plano de inserção no mercado que pode ser possível realizar previsões de faturamento e lucro em determinadas ocasiões.

Tomar conhecimento disso pode ser crucial para saber com antecedência se a empresa poderá atingir suas expectativas e gerar um  bom retorno em cima do investimento.

É a partir dessas simulações que pode ser pensado em planos de ações para determinadas situações.

Ex.: Caso após 6 meses desde a abertura da sua empresa, ela não vender como deveria, o que poderá ser feito?

Ter planos de ações previamente estabelecidos para situações como essa, podem te poupar muito tempo e dor de cabeça no futuro!

5 – Obtenção de Empréstimos

Até agora, você pode perceber que desenvolver um PN pode fornecer algo muito importante: segurança ao abrir o negócio.

A parte boa dessa historia, é que nós não somos os únicos que pensamos no quanto o PN pode fornecer essa segurança, bancos e outras instituições de crédito também compartilham dessa ideia!

Instituições de crédito e investidores estão bem abertos para fornecer crédito a empresários que sejam precavidos e que saibam para onde estão indo e isso pode ser adquirido através do bom alinhamento estratégico que o plano de negócio pode fornecer.

Essas entidades buscam segurança ao dispor seu capital para investir em novos negócios.

Ou seja…

Como foi dito, o plano de negócios é uma ferramenta crucial para quem deseja empreender da maneira mais segura e inteligente, ainda mais diante de um cenário tão competitivo como o atual.

E você, acha que desenvolver um plano de negócio pode ser trabalhoso?

Se a sua resposta foi sim, posso te dizer que está tudo bem, muitos empreendedores também acham!

Criar um PN pode levar muito tempo e exigir um alto nível de conhecimento técnico e é devido a isso que existem empresas que podem te ajudar nisso.

Assim como nós, da JRS Consultoria, podemos te ajudar a desenvolver um ótimo planejamento de negócios para que você, que deseja empreender, saiba como tirar a sua ideia do papel de forma segura!

Quer saber mais como nós podemos te auxiliar com isso?

Fale com um consultor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *