Recrutamento e seleção: como ter as pessoas certas na sua empresa?

Ter as pessoas certas é a chave para o sucesso de uma empresa. Entenda a importância e como funciona um processo de recrutamento e seleção.

Ter as pessoas certas é uma das chaves para o sucesso de uma empresa. Entenda a importância e como funciona um processo de recrutamento e seleção.

recrutamento-e-selecao

O maior desafio para os empreendedores brasileiros é a Gestão de pessoas, segundo a Endeavor. As empresas, antes de mais nada, são constituídas por pessoas, por esse motivo tantos falam que elas são um dos maiores ativos da organização, se não o maior deles.

Porém o professor da faculdade de negócios de Stanford, Jim Collins traz uma interpretação um pouco diferente no seu livro Empresas Feitas para Vencer (Good to Great) quando fala: “As pessoas não são o maior ativo de uma organização, e sim as pessoas certas.

Nesse contexto, das diversas tarefas que ocupam a mente e a agenda de um empreendedor, talvez poucas sejam tão complicadas quanto a formação de uma equipe. Encontrar o profissional exato, motivado e com habilidades técnicas  que se encaixem perfeitamente na proposta do seu negócio é um grande desafio, tanto para quem está começando um empreendimento quanto para as empresas já estabelecidas.

Alguns empreendedores ainda contratam funcionários pensando apenas no baixo salário que irão pagar, deixando de lado suas qualificações. Isso pode até permitir uma economia no curto prazo, já no médio e longo prazo pela baixa produtividade do funcionário, falta de qualidade, ausências e pequeno tempo de permanência, por exemplo, resultarão em grandes despesas.

Por causa disso, processos como recrutamento e seleção quando bem feitos podem trazer resultados surpreendentes para uma empresa, proporcionando um ambiente de trabalho confortável com maior produtividade. Atualmente, algumas empresas já reconhecem a importância de um recrutamento e seleção e investem cada vez mais, com o intuito de buscar funcionários qualificados.

Tenha gente boa ao seu lado

Jorge Paulo Lemann, um dos donos da Ambev e o homem mais rico do Brasil, ressalta a importância de ter pessoas boas dentro de um negócio: “Ter pessoas boas é tão importante quanto vender”. Se um dos maiores empreendedores da atualidade tem preocupações com as pessoas certas dentro da sua organização é por que existe um fundamento que é necessário dar bastante atenção. Pensando isso, entender que os colaboradores são motor da empresa e tomar atitudes em cima disso é fator decisivo para o sucesso.

Nesse cenário, é interessante destacar que investir em treinamentos e capacitações e ter um plano de carreira também são essenciais para construção de um time comprometido, mas, o primeiro passo para desenvolver um pessoal capaz de gerar bons resultados é atraindo pessoas boas através de um processo de seleção.

Como atrair as pessoas certas ?

Entenda melhor como funciona um bom recrutamento e seleção:

Antes do inicio do processo em si, deve-se pensar “quem eu quero atrair e quem são as pessoas que eu preciso para minha organização” é um ponto chave, refletindo sobre aspectos que vão desde do perfil até as competências necessárias.

Após isso, é o momento de mapear as melhores formas de como essas pessoas ficarão sabendo da oportunidade,  por meio das mídias sociais ou indicações por exemplo, essa etapa de recrutamento é essencial no processo pois é o momento no qual a empresa  precisa demonstrar o perfil de pessoa que deseja. Existem 3 tipos de recrutamento que podem ser feitos:

  • Interno: São recrutadas as pessoas que trabalham na própria empresa, aproveitando o capital humano já existente que serve como grande fator de retenção e motivação. Entretanto, antes de abrir o processo seletivo internamente é necessário checar se a organização possui colaboradores em potencial para a oportunidade, para que assim seja possível ser mais assertivo e não gerar frustrações para quem participar do processo.
  • Externo: Tem como um objetivo recrutar pessoas que não estão dentro da empresa, o que dá mais opções de perfil dando possibilidade de escolher o que mais atende as expectativas da vaga.
  • Misto: É o tipo de recrutamento que a empresa opta por realizar o processo seletivo com pessoas externas e funcionários, no qual toda divulgação e condução do processo seletivo deve ser realizado de igual para igual com qualquer candidato. Neste tipo de processo não há prioridade ou preferência por nenhum candidato a vaga, a escolha do profissional a ocupar esta vaga deve ser através do que se mostrar mais competente para atender as demandas da empresa.

A execução do processo

Uma dica é deixar o mais claro possível a proposta do negócio assim como todas as atribuições necessárias para o cargo, os pré-requisitos a serem seguidos e remuneração, para que as possíveis pessoas certas já comecem aparecer nessa fase.

Em seguida, depois de recrutar um número de candidatos significativo, é hora do processo seletivo, etapa de avaliação direta com as pessoas recrutadas tento como base o perfil construído de acordo todas as competências que se procura, existem diversas técnicas de avaliação que dependem das características que se queira observar, é importante mesclar essas técnicas para que se possa obter o máximo de informações possíveis, através de entrevistas em grupo, dinâmicas e testes, por exemplo. E por fim, analisar os insumos colhidos em todo o desenvolvimento e selecionar as pessoas que se encaixam com o cargo e a cultura da companhia.

Perceba que um bom recrutamento e seleção segue o modelo de um funil, que na medida que cada etapa passa é filtrada as pessoas até que no final do processo, possivelmente, sobrem as pessoas certas.

funil-recrutamento

Investindo em recrutamento e seleção

Pelo comprometimento para entregar produtos ou serviços de qualidade, urgência e complexidade que envolve todo esse processo muitas empresas contratam consultorias especializadas para auxiliar na seleção dos profissionais adequados. Sendo assim, se você tem uma empresa ou pretende abrir uma e quer ter maiores resultados atraindo um time de pessoas boas.

cta-laranja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *