O que é uma análise SWOT?

Entenda o que é uma análise SWOT e sua importância para o planejamento estratégico de uma organização!

Entenda o que é uma análise SWOT e sua importância para o planejamento estratégico de uma organização!

          Alinhada ao planejamento estratégico (PE) está a análise SWOT, também conhecida em português como FOFA, é uma ferramenta que trata de condicionar os integrantes de uma empresa a analisa-lá interna e externamente através de pesquisas e históricos, sempre de acordo e atualizados com as tendências do mercado.

A matriz SWOT pode também ser feita para  um produto, uma pessoa, ou tudo aquilo que se tire vantagens ou desvantagens. Dentro das organizações ela é importante pelo fato de proporcionar  visão detalhada de 4 pontos, são esses:

swot

         As forças fazem parte dos aspectos internos, ou seja, que não dependem diretamente do ambiente externo.

Aqui devem ser listadas e analisadas as vantagens e o diferencial competitivo que sua empresa tem em relação à concorrência.

É importante que esse ponto seja analisado com bastante atenção, pois significará boas perspectivas para a instituição,

        As fraquezas também fazem parte dos aspectos internos, porém tratam -se de pontos negativos que prejudicam e interferem no andamento e crescimento.

Pode ir desde uma mão-de-obra não qualificada à um layout desatualizado.

O importante é entender que os pontos listados como fraquezas exigem manutenção, por serem pontos fracos internos, entende-se que a instituição tenha poder para mudar essa realidade.

            Partindo para o ambiente externo temos inicialmente as ameaças, neste quesito devem ser pensados os fatores que fogem do controle das organizações e que podem atrapalhar seu planejamento e resultados caso a empresa não se adapte a esses acontecimentos.

Como por exemplo, mudança nos impostos a serem pagos ou aumento no valor das mercadorias.

      São  as oportunidades fecham a análise SWOT, é a seção da matriz que tem a função de trazer os pontos positivos que podem acontecer e favorecer a organização ao longo do tempo.

Lembrando que também são fatores externos e não podem ser controlados, mas podem e devem ser usadas como ponte para que a empresa alcance seus objetivos.

  A SWOT e o planejamento estratégico:    

      Ao realizar uma análise SWOT precisa-se traçar ações que consolidem e aumentem suas forças, reduza e transforme as fraquezas em forças e com a previsão das ameaças e oportunidades a empresa esteja preparada para quando ocorrerem.

Essa ferramenta ajuda na tomada de decisões e colabora para um bom planejamento estratégico? , assim como seus resultados.

A orientação de uma consultoria proporciona uma análise completa e auxilia no bom desenvolvimento dos pontos colocados acima, proporcionando um melhor direcionamento estratégico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *