Posicionamento de mercado: o que é e como definir o posicionamento de uma empresa.

Philip Kotler, o maior especialista em Marketing, define posicionamento de mercado como “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo”

Com isso, posicionamento de mercado (ou de marca) é o conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor, de forma a se diferenciar da concorrência, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores, e alcançar a liderança do segmento. Ainda, podemos dizer que esse posicionamento é a posição relativa em que se encontram marcas, seus produtos e serviços na mente dos consumidores e colaboradores.

O conceito de posicionamento de mercado surgiu em 1969 e foi popularizado com a publicação do livro “Posicionamento: A Batalha por sua Mente”, em 1981. Os autores deste livro descrevem o posicionamento de mercado como:

“Uma batalha para criar uma impressão única na mente dos clientes, de modo que estes associem algo distintamente desejável à sua marca”

Dessa forma, essa estratégia de marketing seria tudo aquilo que o público associa à empresa/marca, seja algo como a identidade visual (as cores, a fachada das lojas, o logotipo), ou algo mais subjetivo, como os sentimentos e valores.

Ao se posicionar corretamente, é possível transmitir a essência da marca e sua proposta de valor, criando verdadeiros fãs da empresa. Assim, sempre que precisarem de um produto ou serviço, eles se lembrarão daquela empresa, e só deixarão de fazer negócios com ela em função de motivos muito pontuais, como preço, falta de produto em estoque, concorrência em promoção, etc.

O objetivo primário dessa estratégia é o de superar os concorrentes e conquistar o primeiro lugar do segmento. Com isso, se errar na escolha, poderá comprometer sua imagem diante do cliente e ser ultrapassado pelos concorrentes.

Por que definir um posicionamento de mercado?

Com um bom posicionamento, as empresas ganham posição de destaque no mercado, com diferenciais competitivos importantes, que fazem com que as empresas estejam sempre à frente e, com isso, vendam e lucrem mais.

Abaixo citamos alguns dos benefícios dessa estratégia.

  • Fidelização dos clientes: garante a fidelização dos seus clientes, além disso, estes os clientes podem se tornar promotores da sua marca, indicando seus produtos e serviços para amigos e familiares. o posicionamento bem definido gera confiança em seus consumidores, ou seja, o cliente sabe o que pode esperar em termos de qualidade, preço, diferenciação, serviços agregados, porque a marca se posiciona com aqueles valores.
  • Aumento nas vendas: com clientes fidelizados, suas vendas aumentarão, pois eles representam vendas contínuas, além da sua empresa se tornar a primeira opção de compra de novos consumidores.
  • Controle da imagem: proporciona controle sobre a imagem da empresa, pois as marcas em posição de liderança em seu segmento exercem maior influência e podem se diferenciar constantemente dos concorrentes, graças à visibilidade e credibilidade diante do público. Ao menor sinal de ameaça, a empresa bem posicionada pode usar seu poder de comunicação para reverter rapidamente o cenário e manter sua reputação intacta.
  • Reforço da competitividade: ao definir um posicionamento, uma empresa reforça seu poder para combater a concorrência.
  • Conexão com o público e comunicação dos valores da marca: As pessoas desenvolvem uma identificação e conexão emocional com as marcas a partir de seus valores. Tanto é que a escolha de uma marca está ligada ao estilo de vida, comportamento e princípios do público.
  • Clareza nas decisões: Saber exatamente o que o público espera da sua marca facilita muito os movimentos estratégicos de posicionamento, uma vez que o seu desejo e suas expectativas devem servir como um norte para a empresa.

Como definir o posicionamento de mercado?

Antes de definir qualquer posicionamento, a empresa precisa ter um público bem definido e formas de diferenciação no mercado em que atua.

O posicionamento pode ser feito de diversas formas, como estilo de vida, comportamentos e princípios ou valores, por meio de conteúdos, ou pela imagem pessoal de um gestor ou fundador, por exemplo.

Todos os elementos de uma marca devem estar conectados e passar a mesma mensagem para que o posicionamento seja, de fato, eficiente.

A seguir, montamos um passo a passo para te ajudar a definir o posicionamento de mercado do seu negócio.

  1. Defina e estude seu público-alvo;
  2. Escolha seu mercado de atuação (mercado amplo, segmentação ou nicho);
  3. Estude a jornada de compras de seus clientes;
  4. Estude a concorrência;

Nessa etapa inicial, uma pesquisa de mercado é imprescindível para entender como o público enxerga sua marca, assim como para uma análise completa da concorrência.

  1. Trabalhe sua proposta de valor;
  2. Defina valores, símbolos e comportamentos que representam sua marca;
  3. Faça um mapa de posicionamento;
  4. Trabalhe o marketing e reforce o seu posicionamento.

Um posicionamento de marca bem definido, levará os consumidores a terem uma maior identificação com a marca. Assim, ela terá preferência no momento de adquirir um produto ou serviço, o que trará mais vendas e rendimentos.

Lembre-se de comunicar os diferenciais do seu negócio em uma mensagem única, resumindo a essência de sua empresa, de forma que atinja em cheio a percepção do consumidor.

O mais importante é ter certeza que o posicionamento reflete o propósito e a cultura da empresa, e de que o público está compreendendo a mensagem de forma certa.

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