Por que a retenção de clientes é mais barata do que a conquista de um novo?

‘Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’. – Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing

Por que é mais vantajoso fidelizar o cliente?

O que parece mais prático? Gastar rios de dinheiro e energia para atrair e vender a um novo cliente? Ou simplesmente encantar o já conquistado, e tê-lo de volta?

Claro que é mais vantajoso em ganhos, trabalhar a fidelização. Além disso, um cliente satisfeito e feliz indica sua marca, empresa, produtos e serviços organicamente aos seus amigos, familiares, etc.

Portanto, veja algumas ações importantes e que funcionam muito bem nessa estratégia:

  • Crie uma experiência única

Uma empresa cria uma experiência única quando consegue alinhar e organizar todos os processos, tornando-os mais completos.

Mc Donald’s e Starbucks, são exemplos muito citados e mostram como o alinhamento dos processos e postura com cliente são fundamentais.

Os consumidores dessas empresas voltam no dia seguinte por vontade própria, pois consideraram aquela experiência diferenciada. Baseado nessa ideia, construa o mesmo dentro do que sua empresa oferece.

  • Construa valor na sua oferta

O valor em uma oferta acontece quando você prova ao cliente que sua oferta é melhor em qualidade.

Produtos e serviços que transmitem segurança em qualidade, tem o reconhecimento automático dos consumidores. Por exemplo, atendimentos diferenciados, brindes, soluções rápidas e eficazes, entre outras ações são opções no momento de construir a oferta de valor.

  • Meça sempre a satisfação do cliente

Existem diversas formas de medir a satisfação do cliente. O método NPS (Net Promoter Score), é bastante eficaz para a entender como está a satisfação da sua carteira de clientes como um todo.

Mas, aqui queremos ressaltar a importância de entender a satisfação do cliente antes e durante o processo de compra, por meio da prestação da entrega do melhor atendimento. Por isso, se existem falhas e melhorias pontuais nos procedimentos e dia a dia, fique atento e meça-os também para solucioná-los.

A satisfação trabalhada em todas as etapas terá um efeito extremamente positivo quando a compra já foi concretizada.

  • Esteja presente após a venda

Procure conhecer seu cliente para se fazer presente. Nesse ponto a construção da persona será muito útil. Conhecendo melhor o cliente, será possível trabalhar uma régua de relacionamento efetiva. Por exemplo: datas de aniversário para envio de e-mail marketing, brindes, contato exclusivo para surpreendê-lo e assim por diante.

Dessa forma, estar presente após a venda significa dar o melhor suporte em atendimento ao cliente fazendo-o entender que você está à disposição sempre que ele precisar.

 Quer saber mais? entra em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *