Pesquisa de viabilidade econômica e financeira

Pensando em abrir um negócio?

Pensando em abrir um negócio? A pesquisa de viabilidade econômica e financeira pode ser uma ferramenta útil e poderosa para te ajudar nesse momento. Sabendo que a maior dúvida que nos cerca é: vale mesmo a pena investir nesse novo negócio? Ou ainda, vale a pena investir na expansão de um negócio já existente? Utilizar essa ferramenta pode nos ajudar a entender melhor o que realmente é viável ou não. 

 

  • O que é viabilidade financeira?

 

A viabilidade financeira é uma ferramenta pela qual se calcula dados sobre empresas, como por exemplo despesas e lucros, dando uma visão ampla ao empreendedor se o negócio é possível ou não. Dessa forma, podemos dizer que a pesquisa de viabilidade financeira dá credibilidade ao investimento, mostrando claramente ao investidor quanto será necessário injetar no negócio, quanto será o retorno financeiro e como o mercado tende a se comportar no período estudado.

  • Como realizar uma pesquisa de viabilidade econômica e financeira?

Agora veja estratégias para aplicar em seu negócio.

  1. Faça a projeção de receitas

Antes de mais nada, é importante se atentar ao fluxo de caixa. Sendo assim, o ideal é que seja feito o planejamento das receitas. Ainda que os dados iniciais não sejam exatos, a projeção precisa ser feita com os valores que o empreendedor espera, em um cenário realista, receber em um determinado tempo. Além disso, vale ressaltar que as projeções precisam responder questões como: quanto a empresa espera faturar, se há expectativa de crescimento durante o período, previsões de investimentos e o valor que será utilizado. Lembrando também que é necessário conhecer o segmento e se atentar aos picos de sazonalidade, se houver.

  1. Faça a projeção de custos e investimentos

Tendo analisado as receitas, partimos para a lógica de que é necessário saber também os custos e investimentos. Ou seja, precisamos ter uma ideia de quais são os valores que são despendidos pela empresa, tais como:

Despesas Fixas: são as despesas previsíveis e recorrentes, como salários, conta de luz, aluguel, etc.

Custos Variáveis: são os custos que variam proporcionalmente com o volume de produção e vendas.

Impostos: A dica aqui é verificar com um contador quais são os impostos que incidem sobre a atividade.

  1. Faça a análise dos indicadores

Para a análise, três indicadores são utilizados:

  • Valor Presente Líquido (VPL)

O VPL é um dos métodos mais conhecidos quando o assunto é análise da viabilidade de projetos de investimento. Ele é o resultado da diferença entre o valor investido e aquele que será resgatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. Resumidamente, a utilização desse indicador tem o objetivo de saber se um projeto vale mais do que ele custa.

  • Payback

Ele funciona como um indicador que mostra quanto tempo o empréstimo ou investimento levará para retornar ao investidor ou à empresa. Desse modo, com análise do fluxo de caixa é possível avaliar a viabilidade de um projeto.

  • Taxa Interna de Retorno (TIR)

É a taxa de retorno que zera o Valor Presente Líquido e leva em conta o valor do dinheiro no tempo.

 

  • Razões para apostar na pesquisa de viabilidade econômica e financeira?

 

As razões principais para utilizar essa ferramenta são a redução dos riscos e a melhora no direcionamento do empreendedor. O negócio é então planejado com maior confiança e, com a diminuição dos riscos, também é possível obter um retorno mais próximo da realidade do mercado. Dessa forma, o empresário tem condições de saber previamente se vale a pena investir ou não no negócio, direcionando seu dinheiro para projetos mais promissores. Nesse ponto, estar bem assessorado fará toda a diferença.

 

Ainda ficou alguma dúvida? Então entre em contato com a gente, agenda uma conversa que nós podemos solucionar suas dúvidas e te ajudar a entender melhor como a pesquisa de viabilidade econômica e financeira pode ajudar seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *