Como exercer liderança estratégica na prática?

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas trata-se de estratégias utilizadas para administrar o capital humano, com o intuito de motivá-los e extrair o melhor para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização. A gestão de pessoas vai muito além de uma prática de bem estar, pois também possibilita reter talentos muito mais qualificados e motivados dentro de suas funções. Esse tipo de gestão tem o objetivo de humanizar as organizações, de modo que o ambiente se torne satisfatório tanto para os líderes quanto para a equipe.

O líder desempenha um papel muito importante neste processo, por isso é necessário que tenha habilidades como: se comunicar bem com a equipe tendo uma interação mais humana, influenciador e com foco no desenvolvimento de competências, criar condições para que a equipe consiga alcançar as metas definidas e sempre dando suporte e orientação.

Diante disso a gestão estratégica do capital humano deve está alinhado com os seguintes pontos:

  • Contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores e promover uma cultura de alto desempenho;
  • Criar uma relação de respeito e confiança com a equipe;
  • Apoiar a organização no alcance das suas metas e desenvolver as pessoas com a implementação de ações estratégicas para motivar os colaboradores a darem seu melhor.
  • Propiciar um ambiente saudável e que desenvolve pessoas para que a organização tenha pessoas qualificadas e engajadas.
  • Ter uma abordagem ética na gestão de pessoas.

 

Para fazer um gerenciamento eficiente, primeiro é essencial fazer um diagnóstico das necessidades da equipe e da organização, após esse detalhamento será possível tomar as medidas a fim de garantir a evolução e crescimento interno da empresa. Por isso trouxemos 5 aspectos que consideramos os pilares da gestão de pessoas:

  1. Motive sua equipe: A motivação está ligada a engajamento, pessoas motivadas são mais produtivas, fazem seu trabalho com mais qualidade alinhado com o propósito da empresa. Porém, a motivação é um sentimento individual e cabe ao líder compreender o que estimula cada pessoa.

 

  1. Estabeleça metas: Um bom líder deve saber quais são as metas da empresa para que assim seja repassada para a equipe, com o intuito de criar o sentimento de pertencimento e também de estimula-los a saírem da sua zona de conforto e a desenvolverem suas habilidades.

 

  1. Invista no processo seletivo: É necessário buscar profissionais qualificados e que esteja alinhado com a cultura organizacional da empresa, por isso na hora do recrutamento e seleção o olhar deve ir além do currículo.

 

  1. Forneça feedbacks contínuos: Essa prática permite que o liderado esteja ciente do seu desempenho e quais pontos precisam melhorar assim o líder deve focar na evolução do colaborador e de seus pontos fortes.

 

Fazer uma boa gestão de pessoas é essencial, pois vai determinar se sua empresa alcançará bons resultados ou não, afinal, a empresa é feita por pessoas e elas precisam está alinhadas com o propósito da organização, por isso é tão importante que está ligada a saúde do negócio.

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