Importância da certificação digital para empresas

Redução de custos, desburocratização e comodidade, entenda!

Importância da certificação digital para empresas

O certificado digital se trata de um instrumento eletrônico que permite que pessoas físicas ou jurídicas assinem documentos no ambiente virtual, a assinatura acaba tendo o mesmo valor jurídico como se fosse feito a punho, além de facilitar as operações virtuais, também acaba trazendo mais comodidade.

Além disso, é uma ferramenta importante para a digitalização de processos diversos, pois cria um canal seguro que facilita a ter uma comunicação sem fraudes entre duas ou mais partes envolvidas pela internet, como o certificado digital é emitido por uma autoridade certificadora isso valida e confirma a identidade do portador do certificado, e também permite ter acesso a sistemas eletrônicos restritos e a órgãos públicos na internet, sendo eles o da Receita Federal através do portal e-CAC, INSS e as Juntas Comerciais dos estados e do distrito federal.

Existem alguns tipos de certificados digitais que pode está ajudando a empresa de acordo com a sua necessidade, por isso trouxemos 4 tipos, sendo eles:

Certificado digital A1 e A3: São os tipos mais utilizados para conferir a autenticidade de qualquer tipo de documento e arquivo virtual. O certificado A1 é instalado no computador e a validade é de um ano, já o certificado A3 é armazenado em token ou smartcard e pode ter validade de um, dois ou três anos.

e-CNPJ: Garante a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas, além disso a empresa que possui o certificado pode fechar contratos, entre outras ações que podem ser realizadas fora do ambiente virtual.

e-CPF:Garante a autenticidade, integridade e segurança das transações de pessoas físicas e também pode realizar ações virtuais como criar procurações e assinar contratos.

NF-e:Esse tipo de certificado garante a autoria das emissões de notas fiscais pela empresa aos órgãos responsáveis. É utilizado para assinar as notas fiscais eletrônicas emitidas e garante maior segurança a qualquer tipo de fraude.

 

Como você já conheceu os tipos de certificados digitais, agora te apresento os principais benefícios de ter essa ferramenta:

Maior segurança das informações: As transações são mais seguras por conta da criptografia e isso ajuda a reduzir fraudes.

Diminuição dos custos: O envio de arquivos pela internet ajuda a facilitar os processos e reduz custos com impressão de documentos e com logística.

Desburocratização: O envio e recebimento de arquivos se tornam muito mais simples.

Maior comodidade: Com o certificado digital é possível enviar e receber arquivos de qualquer lugar trazendo mais facilidade e agilidade.

Essa tecnologia consegue facilitar os processos empresariais e trazer mais segurança nas transações virtuais e protegem os dados que circulam na internet contra fraudes e roubos de informações importantes.

 

Como você já viu os certificados é de extrema importância para as organizações.  E sua empresa já possui essa ferramenta?

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *