Orçamento empresarial: 7 dicas para implementá-lo no seu negócio

1. Analise seu negócio

É necessário fazer um diagnóstico para entender a situação atual em que a empresa se se encontra, por isso o ideal é analisar os três últimos anos e fazer uma avaliação de como foi a evolução da empresa.

2. Defina os objetivos e metas

Ao ter conhecimento de como está o negócio, o próximo passo é definir os objetivos e metas para o período, pois isso ajudará quais caminhos à empresa deverá seguir para alcança-los e obter bons resultados.

3. Escolha a ferramenta para fazer o controle

A ferramenta para fazer o controle das finanças ajuda a estruturar melhor o orçamento, por isso, aposte na elaboração da DRE e fazer o controle do Fluxo de Caixa.

4. Faça um mapeamento das despesas e receitas

Ao mensurar os ganhos o gestor consegue ter uma visão clara de como está os resultados da empresa, e ao fazer o levantamento das despesas é possível saber se a empresa está gastando mais do que deveria.

5. Liste os custos fixos e custos variáveis

Ao fazer esse levantamento o gestor pode verificar como está a situação dos custos da empresa e pode criar estratégias para reduzir os custos.

6. Faça uma projeção para o período

É importante fazer uma estimativa de receitas e despesas, capital de giro, projeção de crescimento da empresa, isso ajudará a acompanhar a projeção que a empresa pretende cumprir no período estabelecido.

7. Acompanhe os resultados

Ao monitorar os resultados o gestor consegue identificar possíveis problemas e traçar estratégias de melhorias de maneira mais rápida e assertiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *