Você sabe o que é segurança psicológica? Saiba porque é tão importante!

Segurança psicológica é sem dúvidas um ponto de grande importância e indispensável para uma equipe de sucesso ou que almeja o sucesso!

Mas o que é?

Segurança psicológica nada mais é que um ambiente que proporciona um senso de equipe, onde você em sua individualidade não se sinta coagido e que consiga emitir suas opiniões, expressar-se sempre que quiser e for necessário sem ser envergonhado ou apontado, questionar quando sentir dúvida sem ser julgado ou oprimido, mas sim ajudado. Ou seja, é um ambiente que te proporciona segurança em se expressar.
Um dos pontos mais positivos de ter um ambiente desse tipo é que os colaboradores terão um maior sentimento de confiança, confiança no time e confiança em si mesmo. Isso proporcionará melhores desempenhos em suas atividades, fazendo que seu negócio tenha voos maiores!

Segundo pesquisas, alguns dos principais benefícios são o aumento da produtividades, redução da rotatividade e diminuição nos incidentes de segurança.

Por onde eu posso começar para implementar essa cultura na minha organização?

Você pode começar com ações simples, como por exemplo:

  1. Estimule a participação e interação do time
  2. Propague a cultura do respeito mútuo entre o time
  3. Crie rituais que os agrupem e proporcione colaboração
  4. Defina regras de convivência para que sempre haja respeito entre o time

Comece com esses 4 pontos básicos e avance com estratégias para tornar sua empresa um lugar que proporcione segurança psicológica para os membros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *