Você conhece o inbound recruiting?

Saiba como funciona essa estratégia!

O que é?

Diretamente derivado da estratégia de marketing Inboud, que é popularmente conhecido como marketing por atração, o Inbound Recruiting, que é uma estratégia que une o Marketing e a Gestão de Pessoas segue a mesma linha estratégica, que é atrair, e cativar o interesse, nesse caso, do candidato para que se torne um colaborador.

 

Quais são os benefícios?

Pode-se dizer que o colaborador é o coração de todo negócio, sem colaboradores a empresa não funciona, e melhor que ter colaboradores, é ter colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa. O Recruiting por atração fará que profissionais cheguem até seu negócio por alinhamento da cultura, com isso você irá realizar um processo de seleção mais ágil e assertivo, pois entre os benefícios, pode-se citar também que os candidatos chegarão mais preparado para a vaga como também conhecendo a empresa.

 

Como colocar essas estratégias em prática?

Cada empresa pode adotar ou criar uma estratégia de atração, entretanto iremos te apresentar uma. A estratégia é simples e você pode colocar em prática para realizar seus processos de seleção de novos talentos.

 

  1. Atraia novos talentos
  2. Transforme-os em candidatos
  3. Nutra-os
  4. Selecione
  5. Engaje os talentos

 

Esses 5 tópicos são estruturados para que você utilize-o como processo de atração, contratação e engajamento.

O processo inicia desde a 1ª etapa, que é a atração desses talentos, que pode ser realizada através de atração por conteúdos produzidos pela empresa, como vídeos informativos ou posts de conteúdo. A primeira etapa tem como principal função, cativar.

A 2ª você irá transformar os talentos que foram atraídos em candidatos, você pode iniciar criando um relacionamento entre os possíveis candidatos com a empresa, sendo uma alternativa coletar algumas informações relevantes quando enviado matérias para os candidatos, assim transformando-os em candidatos reais.

já na 3ª você deve nutri-los com algo mais profundo como conteúdos mais extensos e educativos sobre os produtos ou sobre sua empresa no geral, como podcast’s, artigos e história da empresa.

A 4ª é a contratação do candidato, onde você irá selecionar aqueles candidatos que mais estão alinhados com sua empresa.

5ª são as estratégias para você engajar esses talentos, como por exemplo, integrá-los ao time, motiva-los através de uma política interna que estimule a liderança e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

 

Mas antes de tudo, fique atento nas dicas!

Importante que antes de iniciar o processo de recrutamento, você estabeleça o Perfil do Colaborador Ideal, assim, ficará mais fácil e assertivo você atrair seu público alvo.

Recrute de forma educativa, humanizada, acolhedora e cativante. É importante que a experiência do colaborador seja positiva, pois com isso ele se tornará um promotor do seu produto, marca ou empresa.

 

Implemente essa estratégia em sua empresa, e tenha um processo de seleção mais ágil e assertivo.

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