Capital de giro: Descubra como potencializar seu empreendimento

O capital de giro é o dinheiro necessário para manter o negócio que fica disponível em caixa ou contas bancárias, por isso garante a continuidade das atividades operacionais, quando a empresa tem um capital de giro definido tem mais facilidade administrar a gestão e melhora a saúde financeira da empresa, pois permite que a empresa adquira produtos, consiga trabalhar com os pagamentos com os clientes, cumprir com suas obrigações com terceiros, sem prejudicar o próprio orçamento.

Existe 4 tipos de Capitais de Giro, são eles:

Líquido: São os recursos financeiros da empresa como caixa, bancos e contas a receber.

Negativo: Acontece quando os recursos disponíveis da empresa não são suficientes para quitar os débitos, por isso é um sinal de alerta para o gestor.

Próprio: É o capital da disponível para a empresa, sem que precise solicitar empréstimos.

Investimento: Quando a empresa precisa fazer um financiamento de um equipamento, por exemplo.

Para conseguir o recurso necessário para manter o funcionamento da empresa de maneira saudável é necessário aplicar algumas práticas na sua empresa:

Manter um controle financeiro detalhado: Um controle efetivo das finanças garante mais previsibilidade à empresa, pois permite ao gestor verificar gastos que podem ser reduzidos, possíveis riscos e ajuda a impedir algum endividamento, além disso, possibilita construir estratégias para que o negócio se mantenha com seu saldo positivo.

Negocie com os fornecedores e clientes: Negocie com os fornecedores as condições de pagamentos, com um aumento de prazo, ou se é possível ter um desconto no produto. Em relação aos clientes, encontre opções de para receber pagamentos antecipados ou tente reduzir os prazos de financiamento.

Saiba quando optar por empréstimos e financiamentos: Se a empresa não dispõe de recurso em caixa para pagar seus débitos, o empréstimo é uma alternativa, porém antes de solicitar um é necessário que a empresa tenha um planejamento para garantir a quitação do débito.

Para saber qual o valor ideal do capital de giro, é importante que a empresa faça um planejamento adequado para que o recurso consiga suprir as necessidades da organização. O primeiro passo é estimar quanto é necessário para quitar as despesas mensais.

Para chegar ao valor, faça o cálculo:

Some as contas a receber e o valor disponível em estoque. Depois, subtraia do resultado, as contas a pagar e o valor de impostos e despesas. O valor encontrado é o mínimo necessário, mas para calcular o ideal, deve-se multiplicar esse total por 6, que garante pelo menos um semestre de segurança.

Isso vai variar da disponibilidade de capital da empresa, você pode está incluindo mais ou menos meses, além disso, vale ressaltar que o monitoramento dessas informações e o controle financeiro vão ajudar a manter a saúde financeira do negócio.

Espero que tenha gostado das dicas, para mais informações ou dúvida é só nos mandar uma mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *