5 passos simples para o planejamento de recursos

Toda empresa, independente do seu segmento ou tamanho, precisa de um planejamento de recursos para que os processos da organização funcionem de maneira satisfatória. Através disso, o gestor consegue ter uma visão estratégica do seu negócio e compreende o momento certo para está fazendo uma aquisição e quais benefícios vão trazer para a organização.

Os recursos podem ser equipamentos para a produção de produtos ou prestação de serviços, matérias-primas e insumos, além de recursos como água, energia, telefone e recursos humanos. Mas, para que isso funcione bem é preciso analisar e mensurar o que vai atender a realidade da empresa, esse controle ajuda os gestores a verificar o momento certo de adquirir novos recursos e ajuda a evitar a falta de alguns deles.

Os recursos de uma empresa são tão importantes para o seu funcionamento, que a falta dos mesmos pode parar os processos de produção e até mesmo  prejudicar a geração de lucros.  

Por isso, trouxemos 5 dicas que vão ajudar a planejar de maneira estratégica os recursos da sua empresa, vamos lá!

 

1.Utilize a tecnologia

Com um sistema automatizado é possível realizar a gestão financeira e também a de estoque visto que alguns sistemas têm processos integrados, dessa forma permite a geração de relatórios para uma tomada de decisão adequada.

2.Analise a saúde financeira

Analisar os recursos financeiros disponíveis da empresa, pois ajudam a apontar quais são as limitações de recursos e oportunidades de investimentos, sem esse cuidado a empresa pode não preservar o capital de giro para as operações do negócio e fazer dívidas desnecessárias. 

3.Faça a gestão de estoque

Definir estoque mínimo e estoque máximo para cada produto, fazer inventário para saber a quantidade real dos itens e controlar a qualidade do estoque, a intenção dessas práticas é evitar a falta ou excesso de mercadorias, pois isso pode representar um prejuízo para o caixa da empresa. 

4.Tenha uma reserva financeira

Estipular uma quantidade de dinheiro para a reserva é essencial, pois traz segurança para lidar com eventuais emergências que podem trazer prejuízo para a empresa.

5.Relacionamento com o cliente

A qualidade do serviço impacta no resultado financeiro, por isso, garantir que tanto seu produto e serviço quanto o atendimento estão sendo feito com qualidade ajuda a garantir a satisfação do cliente. Portanto, é muito importante investir em treinamento e capacitações para os colaboradores, e não é a toa que fizemos um e-book só sobre experiência ou atendimento ao cliente.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Basta deixar sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *