POR QUE SEGURANÇA DO TRABALHO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO JUNTOS AJUDAM NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES?

A segurança do trabalho nada mais é do que ações que tem como objetivo prevenir e proteger os colaboradores de possíveis incidentes que podem ocorrer durante a execução de suas atividades. Por isso, essas medidas e ações devem ser adotadas no planejamento estratégico, pois só assim será possível identificar, avaliar e controlar as situações de riscos, além disso, permite que a empresa esteja mais preparada para fazer o gerenciamento de segurança dos seus colaboradores.

Inicialmente é preciso conhecer quais as necessidades do ambiente, identificar o que pode ser melhorado e o que pode causar algum tipo de risco para as pessoas, a partir disso é possível elaborar um plano de ação estratégico para garantir condições seguras de trabalho.

A pirâmide de Frank Bird é um estudo que resultou em alguns dados relevantes para a segurança do trabalho, o estudo foi realizado pela análise de mais de um milhão de acidentes de 297 empresas das mais variadas segmentações. A relação encontrada por Bird deu origem a uma das variações mais utilizadas da pirâmide de desvios, denominada 1-10-30-600, essa equação demonstra que, de cada 600 incidentes, 30 causam danos materiais, 10 causam danos físicos leves e 1 causa dano físico fatal. 

 

Alguns pontos que devem estar no seu planejamento, são eles:

  • Conhecer os desvios: quando uma atividade de rotina é realizada de maneira diferente do recomendado, o trabalhador pode ser exposto a mais riscos do que o necessário para a realização da atividade.
  • Identificar os perigos: mapear os riscos existentes em cada atividade desempenhada dentro da empresa para que possam ser desenhadas as soluções.
  • Grau de severidade: identifica o quanto uma ação pode ter consequência em cada situação ou atividade de risco.
  • Exposição: é o tempo que o colaborador fica exposto à determinada situação de perigo.

Por isso é tão importante levar em consideração esses aspectos no planejamento estratégico, pois quando conseguimos fazer o controle dos incidentes mais leves teremos mais dados para evitar que o mesmo problema se repita ou evolua para um acidente grave. Por isso, o gestor deve desenvolver ações a fim de facilitar a comunicação com cada área da empresa, pois isso permitirá que todos os membros estejam alinhados com o objetivo da organização.

 

3 Dicas que vão te ajudar a ter uma melhor gestão na segurança do trabalho:

Planeje ações estratégicas: Você pode criar um calendário de eventos fixos, sobre temas específicos, como por exemplo, “Semana da Segurança” que pode acontecer uma ou duas vezes por ano. Além disso, pode está promovendo ações complementares ao longo do ano, como dinâmicas, palestras com profissionais de outras áreas para falar sobre proteção e acidentes. 

Organize os treinamentos: Os treinamentos precisam estar relacionados com as outras atividades que foram planejadas, a preparação deve ser desde a apresentação que deve ter ilustrações, exemplos práticos e vídeos, pois isso facilitará o entendimento dos colaboradores. Por isso, é de suma importância realizar os treinamentos de uma maneira que possam colocar em prática no dia a dia visando estimular atitudes positivas para a saúde e segurança no trabalho.

Estimule a comunicação: É muito importante estimular a equipe no processo de melhoria, criando campanhas para estimular a comunicação de incidentes e acidentes e reclamações de possíveis situações irregulares. Além disso, pode ser utilizada a estratégia de criação de murais com cartazes que facilite a visualização no ambiente de trabalho, também pode estar montando cartilhas ilustradas sobre prevenção de risco e as soluções para que eles possam absorver o conteúdo fora da empresa.

Com um bom planejamento estratégico da gestão e um bom plano de segurança, resulta em menores gastos com indenizações por acidentes, menos gastos com afastamentos, treinamento de funcionários substitutos. Além disso, traz benefícios com o aumento do engajamento dos funcionários com o trabalho, redução dos índices de acidentes, aumento da produtividade e melhora da qualidade do serviço e melhora da imagem da empresa.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Basta deixar sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *